No deslumbrante final de tarde de segunda, João Paulo Freitas recebeu na casa da família, no Cacupé, em Florianópolis, um grupo de convidados para degustação e apresentação do projeto da vinícola Thera. Localizada na Fazenda Bom Retiro na cidade serrana de mesmo nome, a vinícola já conta com vinhedos há 16 anos – foram os primeiros plantados por Dilor Freitas, o patriarca falecido em 2004 e que também deixou outra herança para o Estado, a Villa Francioni, em São Joaquim.

Continua depois da publicidade

Ao lado do filho Abner, da esposa Linda, e da mãe, Therezinha, cujo apelido batiza a vinícola, João Paulo apresentou aos convidados o impressionante projeto arquitetônico da Thera, comandado por ninguém menos do que o arquiteto italiano Marco Casamonti, autor da vinícola Antinori, uma das mais visitadas da Toscana. Inovador e valorizando os materiais do entorno, o espaço deve abrigar espaço receptivo com loja, além de hotel, condomínio de casas, spa, anfiteatro e haras, entre outros equipamentos. Em fevereiro, o primeiro deles, um wine bar, abre ao público. Planejamento a longo prazo e aspiração em deixar um legado para Santa Catarina definem o projeto elaborado com a mesma paixão herdada do visionário Dilor.

Para harmonizar com os rótulos de rosé e o sauvignon blanc lançados na segunda, a equipe da Flor de Sal Gastronomia apostou no ceviche de ostra, gaspacho de camarão e na tarte de tomates entre outras delícias. Cassio Moura e trio deram o tom da festa, regada à jazz, pôr do sol e muitos brindes.

Confira os registros de Paulinho Sefton:

Continua depois da publicidade