Terra de belezas naturais e rica cultura, Santa Catarina também se destaca no cenário vitivinícola brasileiro. Com uma produção crescente e vinícolas premiadas, o estado conquista cada vez mais adeptos da bebida.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Por esse motivo, nesta matéria vamos explorar os tipos de vinhos preferidos dos catarinenses, desvendando as características que os tornam tão apreciados.
Tipos de vinhos mais apreciados pelos catarinenses
Vinho tinto
De acordo com estudo feito pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o vinho tinto é o preferido dos catarinenses. Trata-se de uma bebida sofisticada e ela é obtida por meio da extração de uvas tintas. O vinho tinto apresenta uma coloração avermelhada e marcante, atraindo a preferência por parte de muitos apreciadores em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Vinho branco
O vinho branco é o segundo tipo de vinho mais consumido pelos catarinenses. Eles se caracterizam por serem leves, terem boa acidez e serem frutados. Além disso, a bebida pode ter aspecto quase incolor ou mesmo um tom amarelado.
Espumantes
Os espumantes são a terceira variedade de vinho preferido por parte dos catarinenses, segundo o estudo feito pela IFSC. Essa bebida se caracteriza por contar com elevados níveis de gás carbônico, fazendo borbulhar quando servido. Por isso, a bebida é facilmente percebida nas taças.
Vinho rosé
Consumido com menos frequência se comparado com os três tipos anteriores, esse tipo de vinho apresenta sabor frutado, tem a caráter ácido e apresenta coloração rosada.
De acordo com estudo feito pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a serra catarinense é a região maior produtora da bebida, com destaques para as cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Retiro, Urubici e Campo Belo do Sul.
Continua depois da publicidade
Em relação as variedades de vinho mais consumidas, o vinho tinto é o preferido. Os vinhos dos tipos branco, rosé, espumante e fortificado fecham a lista das cinco variedades preferidas pelos catarinenses.
Leia também
Vinhos de altitude: o que são e quais as principais características?