A escolha do vinho perfeito para complementar a ceia de Natal pode tornar a refeição muito mais saborosa e harmoniosa, evitando que os sabores briguem. O clima natalino transforma nossos gostos e maneiras de agir e nos faz valorizar pequenos momentos. A união de familiares e amigos em uma ceia de Natal, acompanhada de bons vinhos, torna o momento ainda mais convidativo.
Continua depois da publicidade
> Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Quando você se senta com uma taça de vinho, aprecia as notas, as nuances e suas sutilezas. E cada pessoa tem seu gosto! Alguns gostam de vinho seco, outros preferem doces. Tinto, branco, blush, espumante e por aí vai.
Considerando que a ceia de Natal tem influências de várias culturas, é possível escolher vinhos variados para saborear. A combinação de vinho e carne, por exemplo, pode depender de quais molhos estão sendo usados no preparo do prato.
Aqui estão algumas dicas sobre quais tipos de vinho combinam melhor com carnes e sobremesas.
Continua depois da publicidade
O que considerar ao selecionar o vinho para a ceia de Natal
Proteína
A proteína que você escolhe para a ceia de Natal influencia a seleção de vinhos, pois o sabor da refeição afeta o sabor do vinho. Da mesma forma, o vinho, incluindo seus níveis de tanino (um adstringente que funciona como um limpador do palato, essencialmente “raspa” a gordura do interior de nossa boca), acidez, entre outros, influenciam a forma como a comida é saborosa.
Peru
Ao optar por servir peru no jantar de Natal, escolha vinhos com taninos baixos e maior acidez. Isso o ajudará a evitar reduzir os sabores leves e delicados da carne e a equilibrar os alimentos. Escolha um tinto de corpo médio ou um branco encorpado.
Entre as opções estão:
- Pinot Noir
- Shiraz espumante
- Chardonnay
- Borgonha branca
- Vinho Rosé San Marzano Tramari Primitivo Salento IGP
- Vinho Branco Corte Giara Soave DOC
> Decoração de Natal 2021: conheça as tendências para esta época do ano
Presunto
O presunto é outro clássico do Natal, e é difícil errar com um delicioso presunto de Natal! Mas a maneira como você tempera o presunto irá influenciar na escolha dos vinhos.
Continua depois da publicidade
Se você vai servir um presunto doce glaceado com cerejas ou frutas cítricas, como laranja, o ideal é escolher um vinho com alta acidez, como Grenache, Riesling ou Shiraz. Se você prefere servir o presunto temperado com mostarda, pimenta ou canela, um vinho levemente doce vai harmonizar bem e resistir ao tempero. Uma excelente opção seria o Zinfandel.
Carne assada
Vai servir um rosbife como prato principal da ceia de Natal? Saiba que o corte da carne e o cozimento podem afetar sua seleção de vinhos. Cortes mais magros de carne bovina, como o lombo, combinam com vinhos com menor tanino e ácidos, como um bom Merlot.
> Como economizar na ceia de Natal
Cortes mais grossos, como a alcatra assada, precisam de mais taninos para cortar a gordura e realçar os aromas. Um Malbec, Cabernet Sauvignon ou um vinho quente com especiarias harmonizariam muito bem com a refeição. Você pode até mesmo preparar seu prato de carne com vinho tinto.

Com quais alimentos os vinhos harmonizam
Carne
Existem muitos vinhos que ficam bem com carne de vaca. Como regra geral, um bom vinho tinto vai bem com carne bem cozida.
Continua depois da publicidade
Ao combinar vinhos com cortes mais magros de carne, procure vinhos tintos leves ou médios.
Já para a carne mais gordurosa, a recomendação é procurar vinhos tintos com alto teor de tanino.
Exemplos de vinhos mais encorpados são Merlot ou Cabernet Sauvignon, que combinariam perfeitamente com cortes de carne mais gordurosos, como o Filet Mignon.
Carne de porco
A carne de porco é uma combinação mais difícil do que a de boi. O melhor é combinar essa carne com um vinho tinto ou branco de baixo tanino, com alguma fruta e acidez para combinar com o sabor. Um Merlot ou Pinot Noir frutado combinam perfeitamente com um lombo de porco.
> Sugestões de presente de Natal em 2021

Frango
O frango combina melhor com vinho branco, como Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Uma dica rápida é pensar que quanto “mais leve a carne, mais leve o vinho”. Assar aves preserva muitos sabores ricos, então, às vezes, você pode servir um vinho tinto mais complexo, como um Pinot Noir ou Rosè.
Lagosta
Pela riqueza e delicadeza da lagosta, o recomendado é um vinho branco, como o Chardonnay ou o Branco Burgundy. Se servir lagosta com molho de tomate, opte por um Chianti devido à sua alta acidez e sabor que resistirá ao tomate.
Continua depois da publicidade
Salmão
Como o salmão é um peixe carnudo e rico em óleo, os vinhos para harmonizar na ceia podem ser tintos ou brancos. O melhor vinho para ser servido com salmão depende muito de como o peixe é preparado ou com que molho é servido e da preferência pessoal das pessoas. Se a escolha for o tinto, a sugestão é escolher um vinho tinto com baixo teor de tanino para evitar que a combinação tenha um gosto metálico. Para o branco, um bom Chardonnay Oak Aged.
> Figurinhas de Natal para WhatsApp: Veja como baixar e usar
Rabanada
A rabanada, com seu aroma característico de canela, é geralmente comida com calda, o que a torna mais doce. Por isso, o ideal é escolher um vinho menos doce para equilibrar o sabor. Combina perfeitamente com vinhos brancos ou espumantes igualmente doces.
Vinhos para harmonizar com rabanada na ceia de Natal:
- Pinot Noir
- Espumante Veuve D`Argent Blanc De Blancs Brut
- Porto Burmester Tordiz 40 Years Old Tawny
- Espumante Miguel Torres Sangre de Toro Cava Brut
- Vinho Branco de Sobremesa Vistamar Late Harvest
- Marechal Collection Blanc
Bacalhau
O bacalhau tem um sabor delicado, com uma textura ligeiramente crocante, que harmoniza com um vinho delicado, com ácidos levemente crocantes não muito pronunciados, como Pinot Blanc, Silvaner, Chardonnay ou Côtes du Rhône branco.
Continua depois da publicidade
Devido ao seu sabor delicado, o acompanhamento ou o molho do bacalhau determinam frequentemente a escolha do vinho. Com cogumelos, por exemplo, cabe um Chardonnay da Borgonha ou o Jura. Um molho de tomate pede um tipo de vinho branco mais meridional, como o Viognier; um rosé ou mesmo um vinho tinto (Barbera, Dolcetto, Grenache). Um molho de queijo também pede um vinho que combine com queijo em vez de peixe (Chardonnay branco do sul da Borgonha).
> Melhores filmes de Natal da Netflix para assistir em 2021
Salpicão
Cada pessoa prepara salpicão de uma maneira, mas a receita mais popular leva frango, cenoura, seleta de legumes, pimentões, creme de leite, passas e, algumas vezes, batata palha. Os Merlots, Syrahs, Chardonnays e Rieslings são nossas dicas de vinhos para harmonizar com os vários sabores do salpicão. Escolha também vinhos mais leves, como os Sauvignon Blanc.
Nozes e castanhas
Os vinhos de entrada, como os rosés e os espumantes, são excelentes para acompanhar esses petiscos. O vinho escolhido deve ser tinto porque ele contém um elevado teor de taninos, quase ausentes no vinho branco, que servem para moderar o sabor pastoso típico das castanhas.
Como a maioria dos alimentos, as nozes adquirem características totalmente diferentes quando cozidas – em comparação com quando estão cruas.
Continua depois da publicidade
A doçura delicada das amêndoas cruas combinam melhor com, por exemplo, Chardonnay. Já as amêndoas torradas ficam melhores com Pinot Noir. E castanhas assadas doces pedem um Merlot.
Biscoito de gengibre
Para harmonizar com os sabores do biscoito de gengibre, o ideal é um vinho doce ou xaroposo.
Para acompanhar a sobremesa, recomendamos um vinho doce natural. O vinho branco doce é, portanto, a melhor escolha para harmonizar com o biscoito, podendo ser misturado com os sabores e especiarias do biscoito, e vai trazer um toque de leveza.
O vinho tinto também tem seu lugar desde que seja um bem potente, com notas imponentes de frutas vermelhas, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Panetone

Como falar de Natal sem pensar em panetone? Para escolher vinhos para harmonizar na ceia, a dica principal é observar os ingredientes do tipo de panetone que será servido (frutas cítricas ou chocolate, por exemplo) e lembrar que, quanto mais doce é a sobremesa, mais doce também deve ser o vinho, para que os sabores estejam em harmonia.
Para os panetones com frutas cristalizadas, a harmonização fica melhor com vinhos que possuem notas de frutas, como o Moscato. Já os chocotones pedem vinhos como uva Tannat e Marsala.
Dicas de vinhos que harmonizam com panetone:
- Bip Benjamin Marsala Superiore Riserva Oro Dolce Doc 2013
- Finca Traversa Tannat 2019
- Beni di Batasiolo Muscatel Tardì D.O.C. Piemonte Moscato Passito 2011
- Giaretta Tannat 2019
- Espumante Lidio Carraro Dádivas Moscatel
- Espumante Acquesi Asti DOCG
Uma regra geral sempre foi que o vinho tinto é para carnes vermelhas e o vinho branco é para frango e frutos do mar, porém dá para perceber que existem muitas combinações que podem tornar seu prato delicioso.
Continua depois da publicidade
Você também pode querer ver
Leia também
Melhores sobremesas para o Natal 2020
Se nunca ouvir falar, agora vai: saiba o que pansexualidade