As renas do Papai Noel estão chegando e balançando seus sinos no pescoço, o que me faz lembrar grandes brindes em família.

Continua depois da publicidade

Impossível no Natal tropical não pegarmos uma taça geladinha de uma espumante cheia de borbulhas brilhantes como uma bela árvore natalina! A champanhe é a mais perfeita tradução disso, oferecendo todos os elementos verdadeiros deste líquido encantador: vivacidade, frescor, aromas complexos e uma acidez elegante.

É na região fria mais setentrional da França que fica Champagne, local cujo solo rico em calcário e o clima mágico ajudam as uvas a amadurecerem mais lentamente. Atualmente são produzidas cerca de 300 milhões de garrafas por ano. As castas que a compõem são Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Nesta data tão especial, deixe a textura cremosa dessa bebida conduzi-lo no jantar. Será certeza de boas risadas!

Nesta época é fato que um bom jantar termina com uma sobremesa ou uma bela e tradicional fatia de panetone. O Bom Velhinho vai te agradecer se no acompanhamento tiveres à mão um vinho fortificado ou doce como, por exemplo, o Porto, o Sauternes ou um colheita tardia feito com o corte das uvas Sémillon e Sauvignon Blanc, rico em aromas e intenso mel, damasco seco, figo turco… Enfim, puro néctar! Feliz Natal a todos e que o Papai Noel traga muitos vinhos a você.

Continua depois da publicidade

SUGESTÃO GOURMET – Garfar uma suculenta coxa de chester ou peru no jantar natalino da família.

DICA DE BACO – A Champagne Grand Rosé Gosset (1) encontrada na Grand Cru e o vinho de sobremesa El Noble da Villard (2) encontrado na Decanter.