A adega subaquática foi oficialmente inaugurada em Bombinhas no dia 5 de dezembro. A Underwater Cellar, é uma adega subaquática de maturação de vinhos do Brasil e está localizada entre as praias de Ribeiro e Bombinhas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A proposta da chama atenção mundial por sua maneira única de maturação de vinhos no fundo do mar, a uma profundidade de 10 a 15 metros. Embora esse processo tenha sido raramente adotado, especialmente em locais como França, Espanha e Itália, Bombinhas se destaca por aproveitar as condições exclusivas do oceano, como a temperatura estável, a ausência de luz e o movimento das ondas, fatores que podem influenciar o envelhecimento e o sabor do vinho.
Veja fotos da adega subaquática em Bombinhas
Continua depois da publicidade
O projeto é uma parceria entre Renieri Balestro, da empresa de mergulho Patadacobra, e Eduardo Lazzarin, sommelier e proprietário da Catta Wines. Além de vinícolas locais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como Pericó e Suzin, o lançamento contou com o apoio de diversas instituições, como a Epagri e o Governo do Estado.
A adega subaquática também tem um impacto positivo no turismo regional, com a criação de roteiros de degustação e mergulho. O local submerso funciona ainda como um recife artificial, beneficiando a vida marinha e promovendo a sustentabilidade.
Este projeto representa uma fusão de inovação científica, enoturismo e preservação ambiental, colocando Bombinhas como um novo polo para a indústria do vinho e turismo.
Leia também
FOTOS: Primeira adega no fundo do mar une tecnologia e vinícolas boutique em SC
Vinícolas criam a primeira adega do Brasil no fundo do mar em SC