Os vinhos catarinenses são reconhecidos pela sua qualidade, atraindo admiradores de diferentes partes do país e do mundo. Isso acontece por conta de características específicas da produção das vinícolas e de condições climáticas. O clima ameno e as altas altitudes da região serrana do Estado são algumas das características que favorecem a produção de bebidas com boa qualidade.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Entre as principais premiações recebidas pelos vinhos catarinenses está a medalha Gran Ouro em 2016, 2017 e 2018 no Concours Mondial Bruxelle realizado em Bruxelas, na Bélgica.
Palazzo Ducale da Vinícola Leone di Venezia
Esse vinho utiliza as uvas de origem italiana, como a Sangiovese. Elas se adaptaram bem ao clima ameno de Santa Catarina, contribuindo para a produção de bebidas de qualidade.
Continua depois da publicidade
VF Chardonnay da Vinícola Villa Francioni
Essa bebida conta com um amplo conjunto de sabores e dentre eles estão o cacau, cravo, mel, abacaxi e maçã. O Chardonnay é uma boa pedida para entradas frescas, como saladas e carnes brancas. Essas características, somadas, contribuem para o desenvolvimento de uma bebida sofisticada.
Barone Pequenas Produções da uva Nebbiolo
Essa bebida foi premiada 3 vezes no Gran Ouro em 2016, 2017 e 2018 no Concours Mondial Bruxelle que foi realizado em Bruxelas, na Bélgica. Além disso, obteve ouro na Prova Vinhos do Brasil em 2019.
Não é por acaso que esse vinho catarinense recebeu premiações. Ele apresenta coloração límpida e brilhante. O produto conta também com aromas de frutas negras e com leve toque de madeira.
Por conta dessas características mencionadas, a bebida combina bastante com massas com molhos cremosos, pratos encorpados com carne e também com queijos maduros.
Continua depois da publicidade
Thera Sauvignon Blanc da Vinícola Thera
Trata-se de um vinho branco e é uma das principais bebidas produzidas nas regiões serranas catarinenses. A bebida é adaptada ao clima e terrenos locais, contribuindo para o desenvolvimento de bebidas reconhecidas pelo mercado.
Por essa razão, a Thera Sauvignon Blanc chegou a receber a medalha de prata pela revista Decanter, uma das mais conhecidas do universo dos vinhos.
Leia também
Quais são as uvas mais utilizadas na produção de vinhos catarinenses