Em um mundo cada vez mais consciente da necessidade de proteger o meio ambiente, a indústria vinícola se une ao movimento por práticas mais sustentáveis. Mais do que uma mera tendência, a produção de vinhos com menor impacto ambiental se torna um compromisso inadiável para garantir a qualidade do produto e a longevidade do setor.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Pensando na importância desse tema, neste post vamos destacar sobre as principais práticas sustentáveis desenvolvidas na indústria vinícola. Acompanhe a seguir.

Crescimento da produção orgânica

A metodologia de produção orgânica tem ganhado espaço e trata-se de uma das principais práticas utilizadas para produzir vinhos sustentáveis. A agricultura orgânica ajuda na preservação do meio ambiente, pois mantém o solo fértil, promove a biodiversidade e evita a utilização de produtos químicos.

Continua depois da publicidade

Essas questões, somadas, garantem a qualidade do vinho e preservam a saúde das terras utilizadas para a produção da bebida.

Redução do uso de aditivos

O uso de prática sustentáveis na gestão dos vinhedos reduz a necessidade da utilização de aditivos no processo produtivo de vinho, favorecendo a preservação das características naturais na bebida.

Diminuição de emissões na produção

Diversas vinícolas têm adotado fontes de energia renovável com o objetivo de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar a pegada de carbono. Desse modo, torna-se possível diminuir as emissões de gás carbônico no processo produtivo.

Embalagens ecológicas

A utilização de rótulos recicláveis, garrafas leves ou embalagens inovadoras Tem se tornado cada vez mais comum na indústria vinícola. Isso demonstra compromisso do setor com a preservação do meio ambiente e a redução desperdício dos recursos naturais.

Continua depois da publicidade

Conservação de água 

Sabemos que a água é um recurso fundamental para a preservação da vida e as vinícolas tem se atentado a essa questão. Com sistemas de irrigação eficientes, reutilização da água e outras técnicas que reduzem o desperdício ajudam a preservar esse recurso tão precioso e a assegurar a qualidade das uvas.

Leia também

O que é o Enoturismo?

Como o vinho movimenta a economia de Santa Catarina?