Dois assassinatos este ano, um deles por causa de uma briga em uma festa, além da rivalidade do tráfico de drogas, estariam por trás da violência deflagrada por gangues escancarada em plena luz do dia desta terça-feira no Continente, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Desta vez, envolvidos saíram para uma execução pela manhã na comunidade da Grota, mas acabaram se deparando com a Polícia Militar. Na fuga, eles invadiram a casa de uma família. Um suspeito morreu. Ele foi identificado como sendo Tandy Jeferson Kremer. Um outro foi baleado, identificado apenas como Tiago, na troca de tiros com os PMs. Os dois teriam antecedentes criminais, conforme investigadores da Polícia Civil.

Policiais civis e militares ouvidos pelo DC afirmam que há uma guerra sendo travada por criminosos dos Morros da Caixa e da Grota, ambas na parte Continental e em que há grupos envolvidos com o tráfico de drogas e facções criminosas. Vingar mortes anteriores, dizem os policiais, seria a motivação de criminosos com novas tentativas de execução.

Localizado na região da Avenida Ivo Silveira, o Morro da Caixa teve recentemente ações de investigação e repressão das polícias Civil e Militar. Numa delas, houve morte em tiroteio com policiais da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).

Continua depois da publicidade

A violência desta terça estaria ligada a dois assassinatos motivados inicialmente em razão de uma discussão em uma festa.

Conforme apuram policiais, um deles é o de um jovem conhecido como Marcelo Ká, morto a tiros há cerca de duas semanas e o corpo localizado perto de um carro em Biguaçu.

Há suspeita que ele tenha sido torturado na comunidade Novo Horizonte, em Florianópolis, e o corpo desovado em Biguaçu.

Continua depois da publicidade

O crime é investigado por policiais da Delegacia de Biguaçu. O delegado Attilio Guaspari diz que por enquanto não divulgará detalhes para não prejudicar a investigação.

O outro assassinato aconteceu no dia 18 de janeiro dentro do Hospital Florianópolis, no Bairro Estreito, também no Continente.

Três homens invadiram o local armados e mataram André Luiz Minas Vieira, 21 anos. Na época, a polícia apreendeu um adolescente de 13 anos com a suposta arma do crime.

Continua depois da publicidade

A violência na manhã desta terça-feira:

Por volta das 10h15min, a PM repassou informações ao policiamento que homens em um veículo Ford/Fusion prata efetuaram disparos na região da Grota em um suposto acerto de conta do tráfico de drogas.

As viaturas se depararam com o Fusion na Rua Thiago da Fonseca, que colidiu em um muro de uma residência. Três homens saíram correndo pela Servidão Oswaldo Liberato de Carvalho, onde invadiram uma residência e mandaram a proprietária sair.

Os policiais entraram em confronto com os homens, alvejando dois deles. O terceiro fugiu por trás da casa, onde foi detido pelo BOPE. Dos dois alvejados um morreu e o outro foi atendido pelo Samu. Foram apreendidas duas armas, uma submetralhadora calibre 9mm e uma pistola calibre 9mm.

Continua depois da publicidade

Conforme a PM, o homem detido,rata-se de Taivan Douglas Creman com passagens por posse e tráfico de drogas, roubo e disparo de arma de fogo. O DC não teve acesso ao preso nem ao seu advogado.