Embasada no extrativismo da madeira, Zortéa tem origem na imigração italiana, já que em 1939 começaram a chegar os descendentes.

Continua depois da publicidade

Em 1946, teve início a extração da madeira em uma pequena serraria, que futuramente Antônio Zortéa Primo e Guilherme Brancher ampliariam e transformaram em uma grande indústria de esquadrias e compensados.

A partir do desenvolvimento da empresa, teve origem a pequena vila, hoje município com localização geográfica privilegiada. Emancipado em 29 de dezembro de 1995, vai aos poucos se organizando. Zortéa, lugar bom para viver, clima ameno, muita vegetação, grandes plantações, inúmeras belezas naturais, pequena e pacata, onde todos se conhecem.

O tempo aqui passa vagarosamente como numa típica cidade catarinense de interior.

A cidade é pequena, com características ainda fortes de vila.

Continua depois da publicidade

No inverno, além dos campos branquinhos de geada, pode-se avistar a fumaça das chaminés dos fogões a lenha, que fazem boa comida e aquecem a água para o chimarrão e o coração das famílias que ” proseiam” felizes.

Mas o que há de mais importante e valioso são as pessoas que aqui vivem, que sempre têm um tempo para boas conversas, um bom chimarrão e uma caminhada.

“A cidade foi construída por um povo simples, trabalhador e imbuído de espírito coletivo”. Paulo José Francescki, prefeito

? População: 3.046 habitantes

? Localização: Meio Oeste, a 48 km de Joaçaba

? Área: 190,15 quilômetros quadrados

? Emancipação: 29/ 12/ 1995

? Particularidades: tem Gemellaggio, acordo que facilita o acesso às informações com a cidade de Canal San Bovo, da Itália

Continua depois da publicidade

? Curiosidades: Zortéa vem sobrenome italiano Zortea, oriundo da região da Valsugana, na Província Autônoma de Trento, na Itália