Os vinhos de altitude de Santa Catarina vêm ganhando cada vez mais o respeito dos especialistas e a preferência dos consumidores, mas o reconhecimento do mercado ao produto, assim como a multiplicação do número de vinícolas no Estado, não teriam acontecido sem o pioneirismo da Villa Francioni.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Foi a coragem do empresário Dilor Freitas, ainda na década de 1990, que permitiu a implantação da vinícola em São Joaquim. Homem de gostos refinados, viajante e conhecedor do mundo, ele viu na Serra catarinense o clima e o terroir perfeitos para plantar uvas e produzir vinhos longevos e de qualidade superior. Dilor faleceu em 2004 e os filhos assumiram a Vinícola, dando continuidade ao seu legado.
Conheça a história das árvores de gelo em São Joaquim
A Villa Francioni, localizada a 1.260 metros de altitude, foi a primeira vinícola com estrutura profissional na região e com condições de receber visitantes todos os dias, oferecendo passeios nos vinhedos, degustação e harmonização de comida com os vinhos tintos, brancos, rosé e espumantes da marca.
Continua depois da publicidade
Enriquecer a celebração da vida ao sabor de um elegante vinho elaborado com amor e arte era a missão que movia o empresário. Um vinho (Dilor 2009) foi lançado pela vinícola em sua homenagem.
Nos 4.478,57 metros quadrados de área são fabricadas 100 mil garrafas por ano, o que atesta o acerto da iniciativa de Dilor Freitas e a liderança da vinícola numa região que se mostrou perfeita para a vitivinicultura. São os Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Chardonnay e Sauvignon Blanc, além dos Petit Verdot, Malbec, Syrah, Sangiovese, Merlot, Semilion e Nebbiolo, que se colocam hoje entre os melhores vinhos e espumantes do Brasil.
O sistema produtivo da Villa Francioni é sustentado sobre três fundamentos: o homem, a tecnologia e a arte. Desde cedo, a arte se agregou a essa estrutura, com uma galeria que se inspirou em modelos europeus onde os vínculos do vinho com a arte e a cultura local legitimam o próprio negócio. A Galeria de Arte da Villa Francioni já recebeu exposições e obras de Camille Claudel, Juarez Machado, Luciano Martins e muitos outros. Todos com a curadoria de Edson Machado.
Enquanto muitas garrafas permanecem guardadas, à espera de serem abertas e terem seu interior sorvido por paladares exigentes, novos vinhos vão sendo produzidos e oferecidos a distintos mercados, graças à excelência que têm e às premiações que convalidam a sua qualidade.
Continua depois da publicidade
Só no Top of Mind, que reconhece as empresas e profissionais mais lembrados pelos consumidores catarinenses, a marca recebeu o prêmio em oito edições consecutivas. Em setembro de 2019, os vinhos da Villa Francioni foram expostos e comercializados na Wine South America, evento que reuniu produtores, especialistas, sommeliers, distribuidores e representantes de redes de restaurantes e supermercados de todos os continentes.
Ali, o Chardonnay fabricado pela Villa Francioni foi selecionado pelo master of wine britânico Alistair Cooper para fazer parte da masterclass Brazil Wines. O vinho foi um dos quatro escolhidos pelo especialista, entre centenas de marcas em exposição, para participar do evento especial.
A própria cantora Madonna se apaixonou pelo VF Rosé, vinho que recebeu o prêmio de Melhor Rosé do país do Guia ADEGA Vinhos do Brasil 2019/2020, principal publicação sobre vinhos no país. O anúncio e a entrega do certificado foram feitos durante a Provino, que é um dos maiores eventos da cadeia do vinho no Brasil, que reúne importadores, distribuidores, sommeliers e comerciantes do país e do exterior.
Em 2020, a Villa Francioni recebeu o maior prêmio da Tripadivisor – melhor dos melhores do Travellers’ Choice, a maior homenagem que o Tripadvisor concede. O Travellers’ Choice é o único prêmio da indústria de turismo baseado em milhões de avaliações e opiniões de viajantes de todo o mundo.
Continua depois da publicidade
Os vinhos VF Rose, Chardonnay e Sauvignon Blanc foram premiados no concurso da Decanter Word Wine Awards, uma das mais influentes competições de vinhos do mundo, na Inglaterra. Todos os 3 receberam medalha de bronze, em 2022.
A Villa Francioni possui uma carta com 14 vinhos e 3 espumantes, sendo que em setembro de 2023 mais um vinho entrou para a lista, o Agripina. Veja abaixo quais são:
Linha Villa Francioni
- Vinhos Tintos: Dilor, Agripina, Michelli, VF Tinto, Francesco e Cabernet Franc
- Vinhos Brancos: Chardonnay e Sauvignon Blanc
- Vinho Rose: VF Rose
- Vinhos Licorosos: Colheita Tardia Sauvignon Blanc e Licoroso Tinto Cabernet Sauvignon
- Vinhos Espumantes: VF Espumante Nature Chardonnay, VF Espumante Rose Brut e VF Espumante Sunset
Linha Joaquim
- Vinho Tinto: Joaquim Tinto
- Vinho Branco: Joaquim Sauvignon Blanc
- Vinho Rose: Joaquim Rose
Veja fotos da Villa Francioni
Continua depois da publicidade
Leia mais
Cachoeiras e paisagens congeladas viram cenários de fotos na Serra catarinense
Vinícolas criam a primeira adega do Brasil no fundo do mar em SC