Um dos artilheiros da Copa com cinco gols, David Villa protagoniza as atenções dos sites alemães e espanhóis horas antes de os países se enfrentarem por uma vaga na final da Copa do Mundo. Alemanha e Espanha fazem a semifinal a partir das 15h30min no estádio Moses Mabhida, Durban.
Continua depois da publicidade
O jornal As dá a dimensão da partida para os espanhóis, que não chegavam entre os quatro melhores desde a Copa de 1950: “O jogo de nossas vidas”. Logo após o emblemático título, a otimista referência ao goleador: “A juventude alemã está dando o que falar. Mas nós temos mais talento e temos Villa”.
A esperança espanhola não é só Villa. O jornal Marca aposta no retrospecto e lembra a final da Eurocopa contra a Alemanha, quando Ferando Torres fez o gol do título espanhol: “Que a história se repita”. Em clima de decisão, a publicação lembra ainda a inscrição no ônibus da delegação espanhola: “A vitória é o meu destino”.
Pelo lado alemão, Villa é visto como uma estrela a ser ocultada. Segundo o Bild, depois de parar Messi e Rooney, agora é a de a zaga alemã frear o ímpeto do astro espanhol.
Continua depois da publicidade
Já o Der Spiegel dá um tom mais analítico à decisão. O site do jornal traz na manchete: “O conto de fadas da integração alemã”, afirmando que, apesar do sucesso de sua seleção multicultural, os imigrantes em geral vivem situação complicada no país. A publicação traz em seu site uma enquete, que reflete o otimismo alemão: quase 90% dos votos foram para a opção “Alemanha vai chegar na final”.