Eles estão de volta. Três anos depois de ter recebido pela primeira vez a maior regata oceânica do planeta, Itajaí comemora, de braços abertos e olhos no mar, o retorno de alguns dos mais experientes e corajosos velejadores do mundo. Homens e mulheres capazes de uma odisseia de oito meses ao sabor das ondas desembarcam no litoral catarinense a partir desta sexta-feira e ficam até o dia 19.

Continua depois da publicidade

Em terra o que os espera é uma estrutura grandiosa, que também viaja pelo planeta e desembarca em cada uma das paradas oficiais. Itajaí, transformada para a chegada da Volvo Ocean Race, respira a vela: estamos no único porto brasileiro da mais intensa competição náutica do calendário mundial, a Fórmula 1 dos Mares.

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

Continua depois da publicidade

Por 17 dias, uma programação inteiramente gratuita feita para agradar a todas as idades toma conta do Centreventos Itajaí, convertido em Vila da Regata. Cinema 360°, imersão na rotina dos velejadores e espaço kids são algumas das atrações oficiais. A Itajaí Stopover – como é chamada a parada local – também tem shows musicais e gastronomia inspirada nos países por onde passa a regata.

A Volvo inclui ainda feira de negócios e rodada de palestras, que tem como um dos destaques o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. Tudo, é claro, tendo a vela como pano de fundo. É possível acompanhar a chegada, a partida, a regata interna e os treinos dos velejadores. E diferente da última edição, agora a estrutura de reparos ficará aberta para quem quiser acompanhar de perto os trabalhos nos veleiros – promessa de um show à parte.