Os terminais de ônibus de Blumenau amanheceram com a presença de vigilantes nesta quinta-feira. A medida, considerada a mais urgente do acordo que encerrou a greve dos servidores do transporte público na terça-feira, foi colocada em prática nos seis terminais da cidade, com a presença de dois vigilantes por terminal, um em cada turno de oito horas (das 6h30min às 13h30min e das 14h30min às 22h30min).
Continua depois da publicidade
Contratados pelo Consórcio Siga, os vigilantes são de uma empresa terceirizada e atuam sem armas de fogo, apenas cassetetes. Logo nas primeiras horas de trabalho, os seguranças registraram ocorrências em alguns terminais, onde foram acionados para evitar que pessoas entrassem sem pagar a tarifa. No terminal da Fortaleza, por volta das 9h, o vigilante precisou chamar a Polícia Militar para conter um homem que se recusava a pagar. A ação do segurança, que estava sozinho, gerou dúvidas em quem estava no local:
_ Não sei se um vigilante sozinho vai conseguir dar conta. Para conter uma pessoa foi preciso chamar a PM, que demorou quase uma hora para chegar no terminal _ questionou Ulir Zanella, diretor do Sindetranscol que estava no terminal.
De acordo com o presidente do Seterb, Erivaldo Nunes, o Vadinho, as próximas medidas de segurança já estão em andamento:
_ A pedido do sindicato, os fiscais do Seterb já estão trabalhando uniformizados, estamos adiantados na organização da central de monitoramento e várias reuniões estão sendo marcadas com as polícias Civil e Militar para intensificar as rondas nos terminais.
Continua depois da publicidade
Confira a lista das medidas acordadas entre o sindicato, Consórcio Siga e Seterb:
– Vigilantes: contratação de dois vigilantes por terminal. Um a cada turno de oito horas (das 6h30min às 13h30min e das 14h30min às 22h30min ). Todos os seis terminais terão seguranças.
– Bilheterias com porteiros: serão implantadas nos terminais do Aterro, Fonte e Fortaleza. No Aterro e Fonte as estruturas serão em forma de contêiner e terão banheiros. No Terminal da Fortaleza será reativada a estrutura que já existe.
– Central de monitoramento: uma pessoa vai acompanhar as imagens na sede do Consórcio Siga. Caso haja alguma ocorrência a Polícia Militar será avisada. A previsão é de que a medida entre em funcionamento até o fim do fevereiro. Há estudos para que a central esteja diretamente ligada à PM.
– Melhoria da iluminação periférica: todos os seis terminais passam por uma revisão na iluminação. Na última sexta-feira, os trabalhos no estacionamento e nas entradas e saídas do Terminal do Aterro foram concluídos. O serviço segue nos demais terminais.
Continua depois da publicidade
– Intensificação de rondas: policiais militares e e agentes da Guarda Municipal vão intensificar as rondas no entorno dos terminais.
– Estações de pré-embarque: ficarão fechadas das 23h às 6h. Os ônibus circulam e haverá embarque e desembarque no ponto, porém fora da estação.
– Pontos finais: ônibus não ficarão mais parados entre o fim e começo das viagens. Funcionarão em forma de roteiro circular. Atualmente os ônibus ficam parados em apenas 21 dos 94 pontos finais. Os demais já funcionam no sistema circular.