Cuidar das unhas das mãos e dos pés em salões de beleza é um hábito que exige atenção para que não se torne um problema de saúde. Para evitar riscos, o Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), da Secretaria da Saúde de Joinville, fiscaliza equipamentos, o uso correto e a esterilização de materiais em mais de 570 estabelecimentos de Joinville.
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A vistoria ocorre em caráter definitivo e pode levar ao fechamento de serviços, principalmente de manicure e pedicure, se forem identificadas condições higiênicas e sanitárias inadequadas, como o uso de alicates não esterilizados.
Após a publicação da instrução normativa estadual 004 em 2013, todos os trabalhadores de institutos de beleza da cidade passaram a receber orientações relativas à qualidade e segurança. Os fiscais da Vigilância Sanitária ofereceram tempo necessário para que todos se adequassem à legislação.
– Estamos verificando a presença e o uso de autoclave em salões, aparelho que esteriliza instrumentos. A partir de agora, manicures e pedicures que não estiverem de acordo com esta e outras regras, terão o serviço interditado – alerta a coordenadora da Vigilância Sanitária, Edilaine Pacheco Pasquali.
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Os fiscais sanitaristas inspecionam a adequação do mobiliário, iluminação e ventilação dos ambientes, limpeza, higienização dos equipamentos, uso de uniformes, de equipamentos de proteção individual e o correto acondicionamento de produtos e cosméticos, além de outros pontos.
– Queremos evitar a transmissão de doenças virais, micoses e outras infecções por meio de acidentes que propiciem o contato direto com o sangue, no corte de unhas e remoção de cutículas – destaca a coordenadora.
Também é importante que os profissionais sejam vacinados contra hepatite B, tétano e difteria e apresentem boas condições de saúde.
– Para evitar riscos, uma das dicas é que o cliente leve o próprio kit. Isso evita o compartilhamento de objetos pessoais – sugere.
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Várias ações de educação e trabalhos orientativos com profissionais da beleza foram realizados nos últimos anos. A mais recente foi um encontro promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) no dia 3 de agosto, no auditório da Amunesc.
No evento, foi entregue uma cartilha de biossegurança. Entre as dicas, estão lavar mãos a cada cliente, utilização de máscaras e luvas quando o procedimento exige, esterilização e desinfecção de alicates e espátulas e outros instrumentos metálicos, uso individual de toalhas e descarte imediato de materiais de uso único, como palitos e lixas.
Comprovado o descumprimento destas regras, a legislação sanitária prevê advertências, interdições, cancelamentos de licença e aplicação de multas. Casos de denúncias devem ser encaminhados para a Ouvidoria da Prefeitura, no número 156, ou pelo site da Ouvidoria.