O Serviço Vigilância Sanitária e Ambiental da Prefeitura de Joinville apreendeu nos últimos meses cerca de 500 unidades de produtos considerados irregulares em casas que comercializam produtos naturais.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
São suplementos e vitaminas sem registro sanitário, com rotulagem incompleta ou que indicam tratamento ou supostos benefícios para a saúde sem comprovação científica, além da falta de registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As lojas onde ocorreram as apreensões foram notificadas pelos fiscais da Vigilância Sanitária e os proprietários foram orientados a comercializarem somente produtos com registro, rotulagem completa e sem indicação terapêutica.
Diante do aumento considerável desse tipo de infração, a Vigilância Sanitária alerta aos consumidores para que façam uso de produtos regulares e somente com indicação médica ou de nutricionista.
Continua depois da publicidade
“O uso de suplementos e vitaminas sem o acompanhamento médico ou de nutricionista pode ser prejudicial à saúde”, reforça a coordenadora do Serviço Vigilância Sanitária e Ambiental, Edilaine Pasquali.
Aproximadamente 50 estabelecimentos registrados no Sistema de Vigilância Sanitária são fiscalizados em Joinville. Os produtos apreendidos foram encaminhados para o aterro sanitário.
As denúncias de vendas irregulares podem ser feitas na Ouvidora Municipal pelo telefone 156 ou no site da Prefeitura.