Um processo administrativo foi aberto pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina para avaliar as medidas a serem tomadas após a confirmação da presença de formol no lote de leite UHT integral da marca Lajeado Grande. A Cooperativa Agroindustrial Laticínios Lajeadense, responsável pelo produto, não concorda com os resultados e deve contestar a análise do órgão estadual.

Continua depois da publicidade

A reclamação de consumidores motivou a fiscalização da Vigilância Sanitária que confirmou a presença da substancia no alimento e determinou a retirada do produto em questão das prateleiras dos estabelecimentos.

Segundo a diretora do órgão, Raquel Ribeiro Bittencourt, o aspecto de leite coalhado e gosto estranho chamou atenção dos consumidores na cidade de Blumenau que acionaram o órgão.

O Procon também auxilia na fiscalização para que o consumidor não consuma o leite de lote: H:16:03 L59, sob inspeção do SIF/DIPOA n° 0038/1501, fabricado em 7 de junho de 2014, com validade até 5 de outubro deste ano, produzido na Usina de beneficiamento em Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina. A Vigilância Sanitária aguarda a inspeção do Ministério de Agricultura.

Continua depois da publicidade

A cooperativa responsável pelo produto afirma que todo o lote, cerca de quatro mil litros de leite, já foram retirados de comercialização ainda no mês de julho e não há riscos para o consumidor.

A responsável técnica da cooperativa, Eliane Bong, explica que após a constatação da Vigilância Sanitária, foram feitos testes com amostras do leite do mesmo lote em três laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e todos deram negativo para a presença de formol. Ela acrescenta ainda que o órgão responsável pela inspeção do produto é o Ministério da Agricultura.

– Os laboratórios têm critérios de avaliação diferente. Vamos aguardar o comunicado oficial da Vigilância Sanitária para questionar os resultados, solicitando uma nova análise – informa.

Continua depois da publicidade

O Ministério da Agricultura disse que está reunindo informações sobre o caso e deve se pronunciar somente nesta quarta-feira. A Vigilância Sanitária alerta a população que esse produto não deve ser consumido pelo risco que pode apresentar à saúde. Caso sejam encontradas unidades desse lote no comércio, deve ser feito contato com a Vigilância Sanitária Municipal.

Confira a nota oficial da cooperativa:

“A empresa informa que segue todos os procedimentos controle interno de qualidade, dos produtos da marca LAJEADO GRANDE, tanto na recepção do leite quanto no processo de fabricação,estão baseado nos critérios do Ministério da Agricultura – MAPA.

No momento do questionamento do LACEN- Laboratório estadual, a empresa imediatamente efetuou o recolhimento do lote 59, processado em 07/06/2014, para demais averiguações.

Continua depois da publicidade

Foram encaminhadas novas análises do referido lote com acompanhamento do Ministério da Agricultura. Os resultados das análises realizados em laboratórios credenciados apresentam todos os resultados dentro dos padrões de qualidade do leite.

Salienta-se que a questão levantada refere-se apenas ao Lote 59. O produto que está em circulação no mercado, são de lotes posteriores, e dentro dos critérios de qualidade exigidos.

A empresa ressalta que foram tomadas todas as providencias necessárias e comunicado à Inspeção Federal e está aguardando o parecer do Ministério da Agricultura.

Continua depois da publicidade

Para dúvidas e questionamentos, a empresa coloca-se a disposição.

49-3435-0007, 49-8825-2907(claro) com Eliane, 49-8864-7900(claro) com Gabriane, pode ligar a cobrar.