A gerente da Vigilância em Saúde de Joinville, Jeane Regina Vieira, ressalta dois cuidados que a população de Joinville deve ter para evitar uma epidemia. O primeiro deles é com relação aos sintomas da dengue, que são semelhantes aos da gripe e resfriado.
Continua depois da publicidade
_Quem sentir dor de cabeça, nos olhos e nas articulações deve procurar um médico para verificar se realmente se trata de gripe ou se pode ser um caso de dengue. As pessoas também não podem se automedicar e devem evitar tomar AS, pois esse remédio facilita uma hemorragia interna_explica Jeane.
Os sintomas da dengue podem lervar de dois a 15 dias para se manifestarem depois da picada do Aedes aegypti. Apesar da doença não ser transmitida de uma pessoa para a outra, um mosquito que picar uma pessoa com dengue irá se contanimar também e todos os filhotes dele já irão nascer com a doença.
Jeane também destaca que as pessoas podem ajudar a conter o número de focos na cidade não deixando recipientes onde possa acumular água parada. A maioria dos focos foram encontrados em pneus, bromélias e lixos.
Continua depois da publicidade
_Nós temos que eliminar os criadouros_fala.