A Vigilância em Saúde confirmou oito casos de tuberculose no Presídio Regional de Blumenau. Durante toda a semana, agentes de saúde estão visitando os detentos para coleta de exames. Os casos serão medicados.
Continua depois da publicidade
Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Ivonete dos Santos, a orientação é de que os detentos sejam isolados dos demais para evitar a proliferação da doença. O medicamento indicado para o tratamento da doença é fornecido pela Secretaria de Saúde. Na tarde desta sexta-feira à tarde, agentes de saúde retornaram à unidade para coletar amostras.
De acordo com Ivonete, os médicos e enfermeiros que atuam na unidade foram orientados a tratar dos casos. Os exames seguem um protocolo do Ministério da Saúde, para prevenir diversas patologias.
Os trabalhos começaram na semana passada e devem prosseguir na próxima semana. No dia 12 de julho, 25 casos suspeitos de gripe A foram examinados. Os resultados saíram nesta semana e descartaram a doença.
Continua depois da publicidade
Mais seis exames foram feitos e aguardam o resultado da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. A visitas chegaram a ser suspensas devido ao risco de contaminação. Em abril, a Vigilância ofertou a possibilidade de vacinação aos presos. Segundo Ivonete, 300 deles rejeitaram fazer a aplicação preventiva.