A Vigilância Epidemiológica de Florianópolis está em busca dos passageiros que estavam no voo da Latam, de número LA3662, que partiu de Guarulhos, São Paulo, com destino à Capital catarinense, às 17h25min, do dia 3 de agosto deste ano.
Continua depois da publicidade
De acordo com o órgão, um dos passageiros estava infectado com sarampo. A procura é para tentar barrar o possível avanço da doença.
O caso de sarampo no passageiro desse voo foi confirmado nesta segunda-feira (12) pela Vigilância Epidemiológica.
Segundo o órgão, a companhia aérea forneceu a lista de pessoas que estavam no avião naquele dia.
No entanto, nem todos puderam ser contatados, por falta de números telefônicos e endereços.
Continua depois da publicidade
Os passageiros ou aqueles que conhecem pessoas que estavam neste voo devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, nos telefones (48) 3212-3910 ou (48) 3212-3907.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância.
A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção.
Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 (um) ano de idade.
Continua depois da publicidade
*Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC)
Como prevenir
A doença é prevenível por vacinação. Os critérios da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
Quando tomar a vacina do sarampo?
Aos 12 meses de idade (1 ano) – Primeira dose;
Aos 15 meses de idade – Segunda e última dose por toda a vida.
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade?
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
Continua depois da publicidade
De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
Quais são as vacinas que protegem do sarampo?
A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.
Os tipos de vacinas são:
Dupla viral – Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
Tríplice viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
Tetra viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
*Fonte: Ministério da Saúde