Uma ação da Vigilância Sanitária de Florianópolis apreendeu 338 frascos de tinta para tatuagem com prazo de validade vencido, cinco biqueiras e 85 agulhas de tatuadores e de estúdios de tatuagem da Capital. O material foi encontrado na sexta-feira, dia 18 de agosto, na Expo Tattoo Floripa 2017, mas as informações só foram divulgadas neste sábado.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, apesar de o evento ser internacional, o fato de boa parte do material apreendido ser de profissionais de Florianópolis chamou a atenção dos fiscais. Por isso, novas ações devem ser desencadeadas nas próximas semanas para fiscalização do segmento.
Segundo a organização da Expo Tattoo, as apreensões ocorreram antes do início da feira e nenhum material irregular foi utilizado por tatuadores durante o encontro, que durou até o domingo, 20 de agosto. Um processo administrativo deverá ser aberto para apuração dos fatos e possíveis sanções.
A organização da Expo Tatto afirma que o contrato de participação do evento, assinado por todos os expositores, deixa claro que os materiais utilizados devem estar em conformidade com a legislação. O organizador da feira, Maurício Civetta, diz que todos os processos tenham sido acompanhados e essa determinação seja ressaltada frequentemente, há profissionais que tentam burlar as regras.
Continua depois da publicidade
— Somos inteiramente a favor da fiscalização, mas isso é algo que cabe, assim como foi feito, aos órgãos competentes e não à organização do evento que no ato da assinatura do contrato, crê na boa fé dos profissionais que lá estão — afirmou Civetta, por e-mail.
Esta foi a quarta edição da Expo Tattoo Floripa. O evento ocorreu no CentroSul, entre os dias 18 e 20 de agosto, e contou com 140 stands de procedimentos de tatuagem e piercing.