Um caso de maus-tratos a animais foi constatado nesta terça-feira à tarde pela Vigilância Ambiental e Zoonoses de Blumenau. O órgão foi avisado pela Associação de Proteção dos Animais de Blumenau (Aprablu), que recebeu uma denúncia, de que um cachorro e um cavalo eram mantidos em cárcere em uma casa abandonada na Rua Itajaí, no Bairro Vorstadt.

Continua depois da publicidade

Ao chegar no local, a vigilância, em conjunto com a Defesa Civil, encontrou dois cavalos e quatro cachorros, com sarna e feridas. Um dos cavalos estava morto deitado à margem do Rio Itajaí-Açu. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Valdecir Argenton, o animal teria escorregado e sendo enforcado pela corda em que ficava amarrado. Uma empreiteira a serviço da prefeitura fez a remoção do corpo.

O segundo cavalo foi encontrado no acostamento da Rua Itajaí. Na casa, não havia um responsável, apenas um adolescente de 14 anos que foi encaminhado ao Conselho Tutelar. O lugar, que foi condenado por estar em área de risco, teria sido invadido pela família.