A Secretaria da Saúde de Joinville, por meio do Serviço de Vigilância Ambiental, alerta a comunidade sobre os cuidados que devem ser tomados para que os cemitérios não se tornem criadouros do mosquito Aedes aegytpi, por ocasião do Dia de Finados, celebrado neste sábado (2).
Continua depois da publicidade
Entre as recomendações, estão: não levar arranjos de flores em embalagens plásticas e de celofane; não utilizar pratinhos embaixo dos vasos; verificar se os vasos de plástico e as floreiras de concreto possuem perfurações; e não utilizar suportes para a queima de velas que também possam represar água da chuva.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Nicoli dos Anjos, todo o material que não estiver de acordo com as normas será inutilizado e descartado. Os vendedores ambulantes que trabalharem nas regiões também foram orientados a comercializar produtos dentro dessas especificações.
“Já encontramos focos positivos do mosquito Aedes aegypti em vários cemitérios da cidade. Por isso esse alerta e o pedido de auxílio da comunidade em geral”, reforça Nicoli. O mosquito Aedes aegypti é um dos principais vetores causadores da dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e, também, da febre amarela.
Leia as últimas notícias de Joinville e região.
Continua depois da publicidade