O bairro Fátima está chamando a atenção da Vigilância Ambiental de Joinville por causa do aumento de focos do mosquito Aedes aegypti — vetor transmissor do vírus da zika, dengue, chikungunya e febre amarela. O órgão encontrou 15 focos positivos no bairro neste mês.

Continua depois da publicidade

Os focos foram encontrados em residências e não em armadilhas colocadas pelos agentes de combate, tornando a situação ainda mais preocupante. O Serviço de Vigilância Ambiental vai intensificar as visitas na região e pede que a população auxilie os agentes durante as vistorias. Os agentes estarão identificados com coletes e crachás da Secretaria de Saúde.

Em caso de dúvidas, o morador pode ligar para o telefone 3432-2337, do Serviço de Vigilância Ambiental. A coordenadora do Serviço de Vigilância Ambiental, Nicoli dos Anjos, solicita aos moradores para reforçarem os cuidados, identificando e destruindo possíveis criadouros do mosquito.

— Infelizmente houve um descuido da população. Encontramos muito lixo, pneus jogados e caixas com água e sem tampas — informou.

Este ano, de acordo com Vigilância Ambiental, já foram encontrados 69 focos positivos do mosquito Aedes Aegypt. O bairro Boa Vista está na liderança com 27 focos, seguido pelo bairro Fátima com 15.

Continua depois da publicidade

Dicas para eliminar o mosquito

– Evite usar pratos nos vasos de planta. Se usar, coloque espuma em volta do pratinho;

– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

– Mantenha lixeiras tampadas;

– Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água, lembrando de vedar inclusive o “ladrão” com uma tela de proteção;

– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana, mantenha ralos fechados e desentupidos;

– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

– Retire a água acumulada em lajes;

– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

– Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito;

– Guarde pneus velhos e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuvas;

Continua depois da publicidade