Mais de 700 quilos de chifres de rinoceronte e de presas de elefantes que chegaram por barco ao Vietnã, procedentes de Moçambique, foram apreendidos pela polícia nesta sexta-feira, segundo a imprensa oficial.
Continua depois da publicidade
O carregamento foi descoberto em dois contêineres de um barco que transportava pedras e que havia chegado na quinta-feira ao porto da cidade de Danang (centro), informou o diário Tuoi Tre.
“Foram apreendidos 593 quilos de presas de elefantes e 142 chifres de rinoceronte”, informou a publicação, completando que o barco passou pela Malásia e seu destino final era o porto de Hai Phong (norte do Vietnã).
O Vietnã é acusado constantemente de ser um dos piores países no comércio de espécies em risco de extinção. A demanda de chifres de rinoceronte é grande no Vietnã, onde as pessoas acreditam que pode curar o câncer, apesar de não existir nenhuma prova científica que confirme.
Já as presas de elefantes são objetos apreciados pela medicina tradicional no Vietnã, onde são utilizados para decoração e podem servir de talismã.
Continua depois da publicidade
A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens em Risco de Extinção (CITES) proibiu o comércio internacional de marfim em 1989. Em 1997, acabou autorizando-o em algumas vendas pontuais em países no sul da África.
No entanto, este comércio prosperou nos últimos anos, em especial pela forte demanda que vem do Vietnã e da China, colocando em risco a vida dos rinocerontes na África.
Atualmente restam no mundo em torno de 5.000 rinocerontes negros e cerca de 20.000 rinocerontes brancos, principalmente na África do Sul.
* AFP