Alunos da Udesc reclamam de infiltrações e alagamentos na universidade pública de Joinville. Conforme os relatos, o problema acontece em mais de um ponto da instituição. Com a chuva desta sexta-feira (14), por exemplo, o Bloco I, inaugurado no ano passado, teve a estrutura tomada pela água e o acesso ao bloco foi interditado.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Por causa do problema, que se arrasta há mais de um ano, os estudantes ficam sem acesso a alguns equipamentos e, muitas vezes, as aulas são canceladas. Uma mensagem encaminhada em grupos da faculdade alertava para queda do forro da estrutura, mas a universidade enviou nota afirmando que houve um desgaste, “que causou uma falha em um trecho das calhas do Bloco I, causando infiltrações no auditório, mas as providências para o reparo estão sendo tomadas.”

— Vale lembrar que no Bloco I fica localizada a nossa biblioteca com estrutura para estudos, muitos computadores e livros. Quando alaga, a gente fica sem acesso. O bloco alaga desde que foi construído — relata um estudante, que pediu para não ser identificado.

Um segundo aluno, que faz pós-graduação na instituição, conta que a situação também se repete nos blocos B, D e K, além de infiltrações no teto das salas de aula, ginásio e guarita. Não necessariamente a chuva precisa estar forte e a cidade ficar alagada para que acumule água nesses pontos.

Continua depois da publicidade

— Toda vez que tem uma chuva um pouco mais intensa, isso ocorre. Não há alagamentos na rua em frente à universidade, por exemplo, o que mostra que o problema não é algo externo, e sim, interno — opina o jovem.

Segundo a instituição, “os blocos B e D são os mais antigos da Udesc Joinville e datam da década de setenta. Existem pontos isolados de goteiras nesses blocos, e a manutenção é realizada sempre que necessário”.

O que diz a direção da Udesc

Por nota, a direção da Udesc Joinville informou que apenas o Bloco I foi temporariamente interditado por conta do volume de chuva das últimas 12 horas, pois o acesso à unidade se dá pelo subsolo e, por causa do acúmulo de água, excepcionalmente nesta sexta-feira as aulas foram remanejadas para outros locais.

Até a normalização do acesso, segundo a diretoria, as atividades nas demais dependências do bloco estão suspensas, incluindo as da biblioteca. Há a previsão da construção de uma rota alternativa ao Bloco I via licitação, que receberá propostas para empresas que se interessam em assumir os trabalhos até o próximo dia 20.

Continua depois da publicidade

“Foi constatado um desgaste, que causou uma falha em um trecho das calhas do Bloco I, causando infiltrações no auditório, mas as providências para o reparo estão sendo tomadas”, cita a nota.

Com relação aos outros blocos, a direção diz que se tratam de “pontos isolados de goteiras”, que têm sido reparados conforme a demanda. Os blocos B e D, inclusive, são os mais antigos do campus, e foram construídos na década de 1970. Mas reforça que as demais estruturas citadas pelos alunos estão funcionando normalmente.

Veja vídeos

A reportagem do AN recebeu diversos vídeos de alagamentos na instituição e infiltração nas salas de aula. As imagens foram coletadas pelos estudantes em dias chuvosos registrados ao longo deste ano. Veja:

Leia também

“Ciclo se fechou”: Mulher atacada dentro de casa em Joinville se diz aliviada com condenação

Continua depois da publicidade

Morre o empresário Zé Rodrigues, dono do Sítio Novo em Joinville

Morre diácono e sócio-proprietário da Pastelaria Itália, de Joinville