Quase um mês após o naufrágio do navio de cruzeiro Costa Concordia, o canal de TV italiano TG5 divulgou com exclusividade dois vídeos que mostram a confusão na cabine de comando logo após o encalhe da embarcação, e o início da retirada dos passageiros, que pareciam não se dar conta da gravidade da situação.

Continua depois da publicidade

O primeiro vídeo, divulgado também pelo jornal Corriere della Sera, mostra a cabine de comando às escuras, e os oficiais perguntando ao comandante Francesco Schettino o que fazer. Um deles avisa ao capitão que os passageiros estão indo para os botes por conta própria. Schettino dá respostas evasivas e, em certo momento, aparece ao telefone, mas não se sabe com quem. Só passada quase uma hora ele dá ordens para abandonar o navio.

No vídeo, alguns jovens aparecem divertindo-se com a situação. Um passageiro manda beijos para a mãe e um terceiro diz, com um sorriso no rosto, “vamos conseguir”.

Os vídeos estão com os procuradores de Grosseto, que investigam o acidente.

Continua depois da publicidade

Outra novidade sobre o caso é o fato de Domnica Cemortan – a jovem vista com Schettino antes no naufrágio – ter admitido, depois de negar, que jantou com o comandante e depois foi à cabine de comando. Ao que se sabe ele era a única pessoa que não fazia parte da tripulação que estava na cabine na hora do naufrágio.