Os escoteiros catarinenses que estão na Coreia do Sul participando do Jamborre, um encontro mundial, deixaram o local do acampamento nesta terça-feira (8). A medida foi necessária por causa da previsão de um tufão atingir Saemangeum, na província de Jeollabuk-do, na quinta (10). Imagens divulgadas no perfil Brasil no evento mostram o último ônibus com brasileiros deixando o local. O grupo tem 124 pessoas de SC.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Outro vídeo, compartilhado pelo grupo catarinense, mostra os escoteiros do Estado já alojados em uma universidade em Seul, capital do país. Na gravação é possível observar que os quartos são bem equipados, têm banheiros e o local oferece acesso à internet, diferente da região do acampamento que é uma área aberta os deixaria suscetíveis caso a região seja atingida pelo tufão.

Na segunda-feira (7), Marcos Carvalho, chefe do Contingente Brasileiro no 25º Jamboree Mundial, tranquilizou as famílias dos escoteiros através de um vídeo nas redes sociais. Disse que a remoção é uma medida de segurança e frisou que todos do mesmo país serão mantidos juntos. Ressaltou ainda que o evento não acabou, apenas “mudou de endereço”.

O Ministério das Relações Exteriores disse, em nota, acompanhar a situação dos brasileiros.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Aeroporto de Blumenau vai receber 48 voos da Azul para Oktoberfest; veja datas

Narcotráfico usava grifes e imóveis de luxo em Balneário Camboriú como “lavanderia”