Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a destruição causada pelo vulcão espanhol Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias. A erupção já dura cerca de 11 dias. As informações são do G1.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A lava do vulcão destruiu mais de 200 hectares de terra até o momento – o equivalente a mais de 10 estádios do Maracanã. Ao menos 855 casas foram destruídas, além de plantações, ruas e construções gerais da cidade.
A direção que o fluxo de lava pode tomar preocupa as autoridades. No momento, ela ainda desce como um rio e cai no mar, mas o terreno irregular do local pode fazer com que a lava transborde para outras áreas e destrua mais casas e terras.
> SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda
Continua depois da publicidade
> Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas
A lava do vulcão atingiu o mar, na terça-feira (28), e preocupa especialistas. O rápido resfriamento, ao entrar em contato com o mar, poderia soltar ácido clorídrico. A força dos ventos ajuda a dissipar as nuvens de vapor e os gases. Isso acontece quando a lava de um vulcão a mais de 1.000ºC encontra o oceano, onde a água está a 22º C.
As autoridades alertaram moradores para que selem portas e janelas com fita adesiva e toalhas úmidas a fim de evitar contato com os gases tóxicos.
Drones sobrevoam vulcão Cumbre Vieja e mostram rastro de destruição em La Palma; saiba mais https://t.co/8ecvgxauXy pic.twitter.com/c3yuLmCB9h
— Diário do Nordeste (@diarioonline) October 1, 2021
Nova boca do vulcão
Uma nova fenda récem-aberta no vulcão começou a jorrar lava nesta sexta-feira. A nova fissura se abriu ainda na noite de quinta-feira (30) cerca de 400 metros de distância do local onde aconteceu a primeira erupção.
Continua depois da publicidade
Segundo o Insituto de Vulcanologia das Canárias, outras fendas foram abertas desde que o vulcão começou a entrar em erupção. Esta, no entanto, pode ser um novo foco de erupção. Ainda é preciso analisar as condições.
Uma nova fenda no vulcão em La Palma, na Espanha, preocupa autoridades e moradores. A lava agora segue um caminho diferente dos fluxos anteriores o que pode provocar ainda mais destruição: https://t.co/OQF8A1wprS #JH pic.twitter.com/OkJuwgYI21
— Jornal Hoje (@jornalhoje) October 1, 2021
Leia também
Existe vulcão no Brasil? Quando foi identificada atividade vulcânica no Sul do país
Vulcões ativos no mundo: devemos nos preocupar?
Vulcão de Fogo entra em erupção na Guatemala e deixa céu coberto por cinzas; veja vídeo