Vídeos publicados nas redes sociais na madrugada desta quinta (11) para sexta-feira (12) mostram a aglomeração em uma casa de festas durante um show de pagode em Blumenau.
Continua depois da publicidade
A cidade e a região seguem em risco grave para o coronavírus, com 69% da ocupação de leitos de UTI. Em tese, casas de shows poderiam funcionar apenas com 20% da capacidade e com rígido respeito às normas sanitárias.
> Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp. Clique aqui.
A reportagem tentou contato com estabelecimento por telefone, mensagens no WhatsApp e pelas redes sociais, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
No vídeo é possível ver pessoas sem máscara, próximas umas das outras, sem respeitar o distanciamento social seguro de 1,5 metro — como orientam as principais autoridades de saúde. Além disso, é possível ouvir a música alta da festa enquanto pessoas dançam, cantam e conversam em um ambiente lotado.
Continua depois da publicidade
O grupo de pagode confirmou nas redes sociais que estava indo a Blumenau para tocar na festa que ocorre tradicionalmente às quintas-feiras. No perfil da balada, uma foto com legenda afirma que os camarotes e mesas estavam esgotados. Há, ainda, convite para outros eventos que ocorrerão no fim de semana.
> Leia também: Média de novos casos de Covid-19 cresce pelo 17º dia seguido em Blumenau
> E mais: O que explica o lento recuo do coronavírus em Blumenau
Outras pessoas que estiveram no evento publicaram mais vídeos e fotos onde é possível ver a aglomeração. Cantores e DJ também se apresentaram durante a festa. No vídeo, nenhuma pessoa é vista usando máscara, equipamento de proteção individual de uso obrigatório por clientes desse tipo de estabelecimento e que diminui o risco de contágio da Covid-19.
Risco “grave” em Blumenau e região
De acordo com a matriz de risco do Estado, o Médio Vale do Itajaí está na cor laranja, que aponta risco grave para a contaminação do coronvírus na região. Uma das regras para os locais que estão nesta categoria de risco é o funcionamento de casas de shows com apenas 20% da capacidade.
Blumenau já contabiliza, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, 305 mortes pela doença na manhã desta sexta-feira (12). Até o último relatório divulgado na quinta-feira (11), eram 37,7 mil infectados. Conforme o governo do Estado, o índice de ocupação de UTIs no Vale do Itajaí é de 69%.
Continua depois da publicidade
Outras regiões de SC em colapso
Já no Oeste do Estado, colapso. Há superlotação nos leitos de UTI e pacientes estão sendo transferidos para outras regiões de Santa Catarina para poder tratar a doença. Seis das oito cidades do Oeste e Meio Oeste que possuem leitos de UTI tinham 100% de ocupação nesta segunda-feira (8).
Leia também:
> Casas noturnas promovem festas e geram aglomeração em Blumenau
> Festa em Blumenau promove aglomeração em meio à segunda onda da Covid-19
> Vídeo mostra balada lotada em festa com ‘celulares proibidos’ em Balneário Camboriú
> Vídeo flagra balada com aglomeração na Praia Brava, em Itajaí, no feriado de Natal
> Bailão, balada e bar são interditados por aglomeração em Balneário Camboriú