Cerca de 80 mil pessoas estão sob ordem de retirada em regiões de Los Angeles (LA) devido aos incêndios florestais que se alastraram pela cidade entre a noite de terça-feira (7) e esta quarta (8). O governo da Califórnia decretou estado de emergência. Até a tarde desta quarta, os incêndios causaram a morte de duas pessoas e a destruição de mil estruturas, segundo o chefe dos bombeiros da cidade. jornais norte-americanos falam em dezenas de feridos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Cerca de 1,4 mil bombeiros estão trabalhando para conter as chamas que atingem uma área estimada em mais de 2,3 mil hectares, inclusive uma região que é conhecida por abrigar mansões de celebridades de Hollywood.

Pessoas que moram nas áreas afetadas pelas chamas, incluindo o ator veterano de Hollywood, James Wood, publicaram nas redes sociais imagens que mostram a destruição provocada pelo fogo. Em algumas delas, o céu aparece alaranjado devido às chamas. Em outras, construções aparecem sendo engolidas pelo fogo. Autoridades locais alertaram sobre as perdas devastadoras que as chamas devem provocar.

A atriz Fernanda Torres, que está em Los Angeles devido à premiação do Globo de Ouro, onde levou o prêmio de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui, publicou imagens do céu alaranjado nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

“Da minha janela, vejo Los Angeles in flames (em chamas)” escreveu Fernanda Torres no Instagram (Foto: Redes sociais, Reprodução)

“O comportamento extremo do fogo (…) continua desafiando os esforços de combate ao incêndio em Palisades”, dizia um boletim do Departamento do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, emitido nesta quarta-feira.

O documento acrescentou, ainda, que rajadas de vento vão continuar a atingir a região ao longo do dia. Nas últimas 48 horas, foram registrados ventos de cerca de 160 km/h, registrou o Serviço Nacional de Meteorologia americano.

Paralisades, citada pelos bombeiros, é uma das regiões que registram os principais focos de incêndio. Elas estão em lados opostos de Los Angeles. Veja quais são:

Continua depois da publicidade

  • A oeste, em Pacific Palisades, bairro costeiro e lar de famosos da indústria do cinema;
  • A leste, Eaton Canyon, perto de Pasadena, a 6ª maior cidade da Califórnia, no sopé das Montanhas São Gabriel;
  • Perto do Vale São Fernando;
  • Condado de Riverside, a cerca de 97 quilômetros a sudeste de Los Angeles, registrou um incêndio muito menor nesta quarta-feira.

Vídeos nas redes sociais mostram a situação caótica. Em um deles, que viraliza no X, antigo Twitter, um homem corre das chamas com o gato de estimação no colo, que havia sido retirado da residência em chamas pelos bombeiros. Ele o abraça e começa a dar água para o animal, em uma tentativa desesperada de “esfriá-lo” do calor. Em outro, um comércio é “engolido” pelo fogo, chocando as pessoas em volta.

Veja os registros das redes sociais

No momento, as chamas ainda se encontram fora de controle. Os danos provocados pelo fogo são parciais, e mais de 10 mil residências estavam sob ameaça, conforme uma atualização das equipes de segurança durante a madrugada de terça-feira. Somente em Los Angeles, cerca de 200 mil pessoas ficaram sem acesso à energia elétrica.

Nas redes sociais, a cidade de Malibu, que fica a oeste de Los Angeles, comunicou: “se preparem para se retirar rapidamente se as condições do incêndio piorarem”, acrescentando que pessoas que precisassem de mais tempo para sair das casas — por terem animais de estimação ou criação, por exemplo — se apressassem.

Continua depois da publicidade

Na região de Palisades, que abriga muitos famosos do cinema, a dificuldade dos moradores é para se retirar do local. Isso porque lá as ruas são pequenas, e há muitas montanhas que ligam lugares à via principal. A situação de evacuação piorou após muitas pessoas abandonarem os carros na rua para escaparem a pé.

Bombeiros usam escavadeiras para empurrar diversos veículos das ruas, incluindo modelos como BMW’s, Teslas e Mercedes. Isso instalou uma situação caótica, de muitos carros amassados e com alarmes disparados.

— Quando chegamos ao fundo da colina, a cerca de dois ou três quilômetros, havia chamas dos dois lados da estrada, e ficou congestionado. Ninguém sabia o que fazer. Todos estavam buzinando. Havia chamas ao redor. Eu vi pessoas andando com malas, com seus cachorros, crianças. Uma mulher idosa estava muito visivelmente angustiada e chorando — relata Kelsey Trainor, morador que deixou Palisades entre terça e quarta-feira.

Os incêndios no leste de Los Angeles chegaram a afetar até o funcionamento do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, que faz diversas missões espaciais, incluindo a coleta de rochas em Marte. O local ficou sob ordem de evacuação. Na região, as chamas engoliram casas e fizeram mais de 100 pessoas se retirarem de uma casa de repouso. De acordo com um porta-voz da cidade de Pasadena, várias delas saíram de cadeiras de rodas e em macas.

Continua depois da publicidade

No Vale de São Fernando — onde há chamas em regiões próximas — a Universal Studios comunicou que manterá o parque em Hollywood e o Universal CityWalk fechados nesta quarta. A justificativa foram os “ventos extremos e condições de incêndio”.

Como o incêndio começou

Os ventos de Santa Ana, comuns nesta época do ano na Califórnia, avançam com força para Los Angeles, e trouxeram chamas que começaram com um incêndio em um ambiente de baixa umidade. Especialistas afirmam que essa pode ser a pior tempestade de vento em 10 anos.

Alertas de bandeira vermelha que se estendem da costa central da Califórnia até a fronteira EUA-México foram emitidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia. As conhecidas Beverly Hills, Hollywood Hills e Malibu enfrentam uma “situação particularmente perigosa” — o nível de alerta de incêndio mais severo. As escolas do distrito escolar público de Santa Monica e Malibu, e no distrito escolar unificado de Pasadena estarão fechadas nesta quarta-feira.

Mesmo que os incêndios florestais sejam comuns nessas regiões, cientistas apontam que as mudanças climáticas consequentes da ação do ser humano alteram os padrões climáticos.

Continua depois da publicidade

O sul da Califórnia vem de duas décadas de seca, seguidos de dois anos excepcionalmente úmidos. Isso provocou um crescimento incomum da vegetação, deixando a região cheia de “combustível”, pronto para queimar.

— Isso parece bem preocupante. E o que está acontecendo agora é apenas o começo, porque as condições climáticas vão piorar bastante — disse o meteorologista Daniel Swain, ouvido pela AFP.

Autoridades comentam incêndios

Autoridades governamentais falaram sobre os incêndios. Gavin Newson, governador da Califórnia, fez um giro de reconhecimento em Palisades, e comunicou que o governo federal enviará recursos para reforçar os trabalhos contra as chamas.

— Vi em primeira mão o impacto destes ventos turbulentos e das brasas, bem como o número de estruturas destruídas. Não são poucas, muitas estruturas foram destruídas — relatou Newsom durante entrevista coletiva.

Continua depois da publicidade

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, foi às redes sociais pedir que os moradores obedeçam às instruções de retirada.

O presidente dos EUA, Joe Biden, estava na Califórnia para anunciar a criação de dois novos monumentos nacionais. O evento foi cancelado por conta do vento, bem como a estreia em LA do filme “Imparável”, protagonizado por Jennifer Lopez.

*Com informações do O Globo e g1.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Mudanças climáticas acrescentaram 49 dias de calor extremo no Brasil em 2024, aponta estudo

Metade da Amazônia pode atingir “ponto de não retorno” e ser perdida até 2050, aponta estudo da UFSC