Errata: Inicialmente, a informação era de que o grupo seria de Joinville, porém, era de Jaraguá do Sul. A informação foi corrigida às 8h do dia 9 de maio.

Continua depois da publicidade

Foram 10 quilômetros de caminhada carregando uma maca que transportava uma mulher resgatada nas enchentes do Rio Grande do Sul. Este foi um dos resgates mais marcantes vivenciados por um grupo de voluntários de Jaraguá do Sul, que foi até o estado gaúcho para auxiliar equipes de salvamento.

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O grupo jaraguaense Gerar, juntamente com o coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, ficaram no RS entre sexta-feira (3) e domingo (5) no município de Candelária. Na madrugada desta segunda-feira (6), a equipe retornou para Santa Catarina, após ter concluído a operação. 

Família agarrada em árvore e 800 pessoas em escola: os relatos dos bombeiros de SC no RS

Continua depois da publicidade

Veja vídeo

Em Candelária, entre os diversos resgates, o de maior dificuldade foi o da mulher, que é uma pessoa com deficiência física (PCD) e tem dificuldade de locomoção. Como ela e o esposo estavam em um local isolado, foi necessário fazer o transporte da mulher, a pé, em uma maca, por aproximadamente 10 quilômetros. Eles foram levados para a casa de um familiar, onde o acesso para distribuição de alimentos e medicação é possível, neste momento. 

Mais voluntários da região vão ao RS

Outro grupo de voluntários, do Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinville, também foram ao Rio Grande do Sul para atuar no salvamento de vítimas das enchentes no estado.

— O cenário é de caos total, não tem como expor isso em palavras, a gente tenta fazer umas imagens para que o Brasil consiga entender o que está acontecendo — relata o diretor técnico da equipe do GRM que está no local, Alan Jacob da Rosa.

Veja fotos dos trabalhos do GRM

Continua depois da publicidade

Conforme Rosa, mais de 20 mil pessoas estão na localidade de Porto Alegre onde a equipe atua. São condomínios inteiros cercados por água, as pessoas não conseguem sair e o volume de equipes nesta região também é grande.  A equipe está dando apoio para entrar em locais de difícil acesso, por meio de barco, e também realizando o primeiro atendimento de saúde.

Novo grupo vai ao RS

Ainda na segunda-feira, mais um grupo de voluntários de Joinville foi para o RS. Além do coordenador da Defesa Civil de Joinville, outras cinco pessoas que integram o Corpo de Bombeiros Voluntários embarcaram na viagem até o estado vizinho. O grupo vai se apresentar ao comando dos Bombeiros Militares, em Porto Alegre e de lá serão direcionados para o atendimento das ocorrências. 

O principal objetivo, neste momento, é fazer resgates aquáticos. Por esse motivo, além do veículo de apoio, os Bombeiros Voluntários de Joinville estão disponibilizando uma embarcação e equipamentos utilizados nesse trabalho. O coordenador da Defesa Civil, que também atua como bombeiro voluntário, é especialista em resgate aquático, quando é necessário mergulho, e coordenador do Grupo de Resgate Avançado. 

A estimativa é que a equipe joinvilense chegue ao estado gaúcho na manhã de terça-feira (7) e fique no local até o próximo sábado (11). Eles serão hospedados em espaços públicos como escolas, que servem de abrigo para as equipes de resgate.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Não imaginei tão bonito“, diz moradora após revitalização da praia de Joinville, a Vigorelli

VÍDEO: Câmera de segurança flagra tombamento de caminhão sem freios em rua de Joinville

VÍDEO: Imagens impressionantes mostram bombeiros em combate a incêndio em casa de Joinville