Um vídeo feito por pesquisadores e observadores de aves de Florianópolis mostra um registro dos pássaros guarás (Eudocimus ruber), que voltaram a ser vistos esta semana em Florianópolis depois de mais de 200 anos sem relatos desta espécie na cidade.
Continua depois da publicidade
Nas imagens, os animais são vistos tomando água às margens do manguezal do Itacorubi, na Capital. As imagens foram feitas na segunda-feira, pelo pesquisador e mestre em Ciências Biológicas Guilherme Willrich.
Willrich explica que em 2010 uma população dos guarás foi descoberta na baía da Babitonga, em Joinville, no Norte do Estado. A principal suspeita é de que o bando de cerca de 1 mil aves que aportou em Florianópolis tenha vido de lá. A espécie chega a ser confundida com os flamingos pela coloração.
Segundo ele, o último registro desta espécie em Florianópolis havia sido em 1763 e, em Santa Catarina, em 1858.
– A população de guará decaiu muito no Brasil antes dos anos 1950, mas a partir do momento que começou a se criar uma consciência ambiental de que era importante preservar os manguezais, eles começaram a retornar. Essas aves foram descendo para o Paraná, chegaram à baía da Babitonga em Joinville e agora chegaram aqui – detalha o pesquisador.
Continua depois da publicidade
Os guarás chegaram a ser considerados extintos no Estado e nos últimos três anos passaram a buscar locais para alimentação e reprodução na região Sul. É essa condição que eles encontram nas áreas de mangue.
Se as aves que encantam pela cor vermelho escarlate vão continuar por aqui? Para o especialista, ainda é muito cedo para dizer.
– Elas estão aqui há apenas quatro, seis dias. A nossa expectativa é que esse bando que chegou aqui vá permanecer e tentar se reproduzir aqui. Mas isso só com o tempo. Vamos monitorar – projeta.

Acesse as últimas notícias do NSC Total
Continua depois da publicidade