Um tubarão anequim, conhecido como o mais veloz do mundo, apareceu próximo a faixa de areia na Praia da Picama em Balneário Barra do Sul, no Norte catarinense, na manhã de domingo (11). Socorristas que atuam no posto de guarda-vidas da região viram o bicho e o ajudaram a voltar pra água. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O momento da aparição foi registrado pela equipe. Nas imagens, o narrador cita que o episódio aconteceu no sábado, no entanto, a filmagem é de domingo, conforme confirmou o quartel dos bombeiros militares da cidade. ​Veja: 

Andrei César Rotermel é um dos bombeiros militares que viu o tubarão e conta que estava com mais dois companheiros de turno quando, por volta das 8h, o viram se debatendo à beira do mar. 

Segundo Rotermel, o dia estava nublado e meio chuvoso, por isso, a praia estava vazia. A primeira ação pensada pelo trio, diz o socorrista, foi tentar puxá-lo para mais próximo da areia e, assim, acionar o grupo de Monitoramento de Praias da Univille, especializada neste tipo de resgate. 

Continua depois da publicidade

No entanto, como os homens não conseguiram, decidiram por outra alternativa. 

— Aí, tivemos a ideia de auxiliar ele a voltar para o mar com um galho de árvore que estava na areia. Conseguimos com sucesso, ele voltou para o mar — explica Rotermel. 

O bombeiro ainda diz que mora há 20 anos em Barra do Sul e que já tinha visto focas, baleias, mas nunca um tubarão na região. Por isso, o fato causou surpresa e rendeu até vídeo. 

— Foi inusitado. Não fiquei com medo, mas se eu tivesse dentro da água ficaria complicado — brinca. 

Espécie é agressiva e veloz

O tubarão anequim, que leva o nome científico Isurus oxyrinchus, é “bastante agressivo”, segundo o oceanógrafo Jules Soto, ouvido pelo g1

Segundo o professor, que também é curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o animal visto nas imagens pode atingir até 60 quilômetros por hora no mar, enquanto os demais tubarões não passam dos 40 quilômetros por hora.

Continua depois da publicidade

No vídeo, que foi analisado pelo especialista, é possível ver que o tubarão – um macho juveniltenta voltar para o fundo do mar, mas é arrastado pelas ondas. Na vida adulta, a espécie pode atingir até 3,5 metros e podem pesar 500 quilos. 

Soto ainda explica que, apesar de agressivo, o animal não costuma ferir pessoas, já que pe encontrado, normalmente, em mar aberto, portanto, não é comum que esteja próximo da costa. 

Apesar da proximidade com a faixa de areia, o especialista alerta que a orientação para banhistas que avistarem animais marinhos nestas condições é que acionem o Corpo de Bombeiros. 

No caso do tubarão encontrado no domingo, por exemplo, o risco é ainda maior, já que ele “possui uma mordida lacerativa extremamente forte”, explicou o professor.

Continua depois da publicidade

Leia também:

VÍDEO: baleias batem caudas e se exibem para surfistas em SC

FOTOS: Baleias dão show de beleza e performance em praia no Sul de SC

Avião é confundido com baleia por passageira que chegava em Florianópolis e cena viraliza