Nesta quinta-feira (23), três famílias puderam respirar aliviadas em Blumenau. Pacientes que estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Antônio receberam alta no começo desta tarde e puderam voltar para casa após dias de internação devido às complicações do coronavírus. Assista ao vídeo abaixo. 

Continua depois da publicidade

Esvaldina Iraci de Moura, Nilse Natalina Dimas e Ludiceia Xavier de Camargo encontraram, emocionadas, parentes na porta da unidade de saúde. O filho de Esvaldina, 55, aguardava ansioso a mãe com uma rosa na mão e um cartaz com a frase “eu venci o coronavírus – Covid-19”, que serviu para as fotos após o reencontro. 

> Clique aqui para receber as últimas notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.

Ela ficou no hospital durante uma semana. O filho Marcos Moura conta que quando soube que Esvaldina iria para a UTI teve medo e muita angústia:

— Todo mundo dizia que quem vai para a UTI geralmente acaba morrendo, ainda mais ela que tem muitas doenças, as comorbidades que todo mundo diz agora, mas ela conseguiu vencer essa luta e agora poderemos ir juntos para casa.

Leia também: Coronavírus afasta quase 170 médicos e enfermeiros dos hospitais de Blumenau

Nilse, 72, também foi levada por um dos oito filhos. Moradora de Indaial, a idosa não possuía nenhuma outra doença. Ela permaneceu 18 dias no hospital, dez deles em UTI, diferente de Ludiceia, 37, que precisou de três dias de tratamento intensivo para vencer o coronavírus.

Continua depois da publicidade

O marido dela, Claudemir Camargo, teve o coronavírus, mas se recuperou em casa. A esposa não reagiu da mesma forma e precisou de ajuda médica. A batalha chegou ao fim nesta quinta e, assim como as outras duas mulheres, Ludiceia pode comemorar a vitória contra a Covid-19.

Lojas abrem as portas e desrespeitam o decreto para conter o avanço do coronavírus em Blumenau

Coronavírus em Blumenau

Em Blumenau o número de casos segue em alta. Só na quarta-feira (22) foram contabilizados 389 novos testes positivos para a Covid-19, segundo a prefeitura. O total, conforme dados da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, é de 6.533 pacientes infectados. A cidade ainda soma 31 mortes e ocupações em UTIs que beiram a lotação.

Fim da batalha