A enchente enfrentada por Taió, no Alto Vale, rendeu muita limpeza e tentativas de volta à normalidade na manhã desta segunda-feira (16). Durante a faxina em uma escola que ficou alagada até o teto, um episódio despertou a curiosidade dos trabalhadores: uma tilápia foi encontrada rodeada de peixes menores em meio ao pátio da unidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O flagrante foi feito pelo repórter da NSC TV, Juan Todescatt. A escola Erna Heiderich, a maior do município, ficou tomada pela lama trazida pela água do rio, que atingiu o pico de 12,40 metros, o maior que se tem registro na história taioense. Nesta segunda, enquanto professores e outros funcionários lavavam os objetos e as salas, o peixe foi flagrado, já morto, próximo a um bueiro.

Assista ao momento

Taió ainda segue em situação de enchente, com a medição mais recente indicando o nível do rio em 8,20 metros. Para efeito de comparação, a altura normal dele é de pouco mais de 5 metros. Por isso, ainda há ruas alagadas e, com a previsão de uma nova cheia nesta terça-feira (17), que pode chegar a 11 metros, a recomendação aos moradores é esperar para voltar para casa.

Além disso, a orientação é que os comerciantes tirem móveis e materiais estragados dos estabelecimentos para serem recolhidos pela Secretaria de Obras.

Continua depois da publicidade

A barragem da cidade segue vertendo, com 103% de ocupação. Uma das sete comportas está aberta para ajudar a dar vazão à água.

Veja fotos da limpeza em Taió

Leia mais

Comporta da barragem de José Boiteux ”emperra” e operação termina pela metade