Um vídeo obtido pela Polícia Civil ajuda a responder uma das interrogações que cercavam a investigação sobre o turista austríaco desaparecido há mais de uma semana em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Michael Alfred Lichtenegger, 40 anos, foi visto pela última vez em um restaurante na Praia da Joaquina, na região da Lagoa da Conceição, área leste da Ilha. Ele fazia uma viagem por países da América do Sul e estava hospedado em uma pousada na Barra da Lagoa.

Desde o início do caso, a principal suspeita era de que o turista teria desaparecido no costão da Praia da Joaquina. A tese se sustentava em imagens que mostravam Michael saindo do restaurante em que estava e caminhando em direção às pedras, no canto da orla. Ele também teria perguntado a frequentadores do bar se era possível mergulhar no costão.

Quatro dias após o desaparecimento, no entanto, a mochila do turista foi encontrada na praia com algumas roupas, anotações, carteira e um telefone celular. A bolsa estava embaixo de um deck, mas no canto direito da praia, em direção às dunas — e não no lado esquerdo, perto das pedras, onde os indícios apontavam que ele teria desaparecido.

Continua depois da publicidade

Imagens analisadas nesta quinta-feira pela Polícia Civil sugerem à polícia que o turista austríaco teria retornado do costão caminhando pela areia da praia cerca de 15 minutos após deixar o restaurante. O vídeo mostra um rapaz andando com a mochila nas costas, em direção ao lado esquerdo da praia, onde ficam as dunas.

O delegado Wanderley Redondo, da Delegacia de Desaparecidos de Santa Catarina, conta que as imagens ajudam a explicar uma dúvida que ainda não havia sido desfeita na investigação.

— Ele foi para o costão, era a imagem que a gente tinha até o momento, e o que estava nos intrigando bastante era como a mochila dele foi parar do lado direito, se tinham furtado ou não. Mas realmente fecha ali (com o vídeo), ele aparece voltando do costão — conta o delegado.

Assista ao vídeo

Mesmo com as novas imagens, o delegado afirma que a principal linha de investigação ainda considera que Michael possa ter entrado no mar e sido vítima de afogamento. A hipótese de ele ter caminhado em direção às dunas ou deixado a praia é considerada remota.

Continua depois da publicidade

— Seria meio impossível. Se ele fosse para as dunas, eu não acredito que ele deixaria a mochila, o celular, a carteira. O que “fecha” mais é ele realmente ter feito isso para entrar na água — avalia.

O delegado pondera que a imagem não é muito nítida e que será solicitada perícia sobre o vídeo, provavelmente na segunda-feira (30). Além disso, a Polícia Civil também aguarda uma possível autorização judicial para a quebra do sigilo de dados digitais do turista. A intenção é averiguar as últimas mensagens trocadas pelo turista por aparelhos como notebook e telefone celular.

As buscas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) também continuam sendo feitas, em toda a região da praia, segundo a polícia.

Veja fotos das buscas dos bombeiros

Continua depois da publicidade

Entenda o caso

Michael Alfred Lichtenegger, 40 anos, foi visto pela última vez na quinta-feira (19), na Praia da Joaquina, região da Lagoa da Conceição, na área Leste da Ilha. Ele fazia um tour por países da América do Sul e havia chegado a Florianópolis na semana passada. Tinha viagem marcada para São Paulo na sexta-feira passada (20), onde teria compromisso de trabalho, mas não chegou a embarcar para o estado paulista.

Michael estava hospedado em uma pousada na região da Barra da Lagoa. Segundo o delegado Wanderley Redondo, titular da Delegacia de Desaparecidos da Polícia Civil, no dia do desaparecimento ele esteve em um restaurante na beira da praia da Joaquina. No local, teria feito fotos e conversado com um grupo de pessoas.

Turista austríaco está desaparecido há mais de uma semana em Florianópolis (Foto: redes sociais)

A principal suspeita da Polícia Civil é que ele possa ter caído ou mergulhado na área do costão. É nesta região que ocorrem as buscas dos bombeiros nos últimos dias.
Quem tiver informações sobre ele pode entrar em contato pelos telefones (48) 3665-4715, (48) 9 9156-8264 ou (48) 98843-3152.

Leia também

Câmeras e mensagens guiam buscas por turista desaparecido há uma semana em Florianópolis

Bombeiros buscam por austríaco que desapareceu em Florianópolis; mochila foi encontrada

Turista austríaco de 40 anos desaparece em praia de Florianópolis