Depois do desfile na Rua XV de Novembro o rumo da festa foi o Parque Vila Germânica, onde o ponto alto foi sangria do primeiro barril de chope oficial da Oktoberfest. O ato une simbologias tradicionais com a contemporaneidade da festa e transforma a atração em um momento único.

Continua depois da publicidade

::: Está no desfile? Compartilhe seus registros usando #somosoktober 😉

A sangria começou com a chegada do Caneco Oficial, que foi entregue pelos monges à rainha da festa. São eles que levam o copo oficial, já que o personagem remete à origem da cerveja. Além do caneco, os monges também entregaram à Realeza um leitão assado, simbolizando o alimento e, claro, a gastronomia típica. Também participa da sangria o casal-símbolo da Oktober: o Vovô e a Vovó Chopão.

A sangria também é o momento institucional, quando as autoridades falam sobre a importância da cerveja e da Oktoberfest em vários aspectos: para cultura, turismo, economia e desenvolvimento do Estado. Participaram deste momento o prefeito Napoleão Bernardes, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o embaixador da Alemanha, Georg Witschel, entre outras autoridades.

Depois que as formalidades foram vencidas, o barril foi “sangrado” exatamente às 22h49min, dando um banho de chope nas primeiras fileiras de foliões. Assim, a 34ª Oktoberfest foi oficialmente iniciada e segue, incansável, até o dia 22.

Continua depois da publicidade

Veja como foi a sangria do primeiro barril de chope da Oktoberfest 2017:

Público agita Rua XV de Novembro no primeiro desfile da Oktoberfest 2017