As chuvas que atingem Santa Catarina provocaram alagamentos e interditaram ruas em Joaçaba, no Meio-Oeste de SC. A chuva forte fez rios e ribeirões transbordarem e alagou o parque municipal e ruas da região central. Imagens feitas por moradores mostram o aumento das águas neste ponto. A passagem de veículos também ficou impedida.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo informações do município, a cidade registrou 102 milímetros de chuva entre a meia-noite e as 10h desta quinta-feira (16).

O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, conta que no início da tarde a água já havia baixado em alguns desses pontos, mas que a preocupação passou a ser com o nível do Rio do Peixe, que separa Joaçaba e Herval d’Oeste. Às 11h30min desta quinta, o volume de água era de 9,08 metros, o que já deixa a cidade em situação de enchente, com algumas ruas sujeitas a inundação.

Uma das avenidas que liga Joaçaba e Luzerna também teve pontos atingidos pelas águas.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo

(Vídeo: Éder Luiz)

Outras cidades do Oeste atingidas

Em Ipira, cidade a 60 quilômetros, um vídeo que circula nas redes sociais mostra um carro sendo arrastado pela força das águas.

Outras cidades do Oeste catarinense também sofrem com as chuvas desta quinta-feira. Em Treze Tílias, ruas do Centro E também pontos da SC-465, que liga o município à cidade vizinha de Ibicaré, foram atingidos pelas águas.

Em Erval Velho, que já havia sido fortemente atingida por uma enchente em outubro, as ruas voltaram a ficar embaixo d’água nesta quinta-feira.

Em Guaraciaba, no Extremo Oeste, um vendaval chegou a destruir a Igreja Matriz da cidade.

Em Concórdia, ruas do Centro também foram invadidas pelas águas. O acesso à BR-153 foi interditado por conta do acúmulo de água na pista.

Continua depois da publicidade

Veja fotos das chuvas em Joaçaba e no Oeste

A água da chuva também invadiu casas e ruas em Seara, a 40 quilômetros de Chapecó. O município ainda não tem um levantamento dos estragos, mas houve queda de barreiras, alagamento de casas, empresas e comércio, além do bloqueio de ruas. Aulas nas escolas e creches do município foram canceladas.

O mau tempo provoca impactos também nas rodovias da região. A SC-453, em Tangará, também no Meio-Oeste, teve queda de barreira no Km 47 e foi totalmente bloqueada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Alguns veículos que passavam pelo local foram atingidos e ficaram debaixo de árvores.

Previsão do tempo para os próximos dias

Segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de chuva e temporais nesta quinta-feira, com totais elevados principalmente no Oeste e Sul do Estado, e nas áreas próximas do Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

O tempo deve permanecer instável com chuva e temporais localizados em todas as regiões. As condições em SC devem melhorar no sábado (18), quando está previsto que o sol apareça na maioria dos municípios.

Leia também

Cidade de SC volta a ficar embaixo d’água um mês após estragos por conta das chuvas: “Virou tudo rio”

Casas são alagadas e carros arrastados durante temporal no Alto Vale do Itajaí

VÍDEO: Vendaval arranca telhado e deixa rastro de destruição em igreja de SC