Um vídeo gravado por câmeras de segurança na praça dos Três Poderes mostra como foi a ação criminosa do catarinense responsável pelos ataques em Brasília na última quarta-feira (13). As imagens revelam que Francisco Wanderley Luiz atira dois explosivos em direção à estátua de Têmis (que fica em frente ao Supremo Tribunal Federal e simboliza a Justiça) antes de tirar a própria vida (assista abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias pelo nosso canal do WhatsApp

A câmera flagra que Francisco solta uma bolsa no chão e pega algo que parece ser um explosivo. Ele vai até próximo à estátua-símbolo do STF antes de voltar e jogar a primeira bomba. Neste momento há, inclusive, três pessoas muito próximas a ele, sendo que uma está praticamente em frente à escultura. Logo depois, o autor do ataque caminha à direita e atira mais um explosivo, desta vez em direção à porta do Supremo.

Francisco morreu segundos após atirar a segunda bomba na praça dos Três Poderes.

Veja o vídeo

O autor do ataque estaria morando em Ceilândia (DF) desde julho deste ano e chegou a fazer visitas ao Congresso Nacional. Ele chegou a estar no gabinete do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos). 

Continua depois da publicidade

Em Rio do Sul, Francisco era chaveiro, mas já havia sido dono de baladas. Quando foi candidato, em 2020, declarou à Justiça Eleitoral R$ 263 mil em bens, incluindo uma motocicleta, três carros e um prédio residencial. No histórico de Francisco consta uma passagem pela polícia por ter realizado uma festa durante a pandemia, em meio às restrições sanitárias.

PF recolhe celular e pendrives em endereço de autor de explosões no STF, em Rio do Sul

Nesta manhã, a polícia cumpriu mandados de busca na casa onde ele morou em Rio do Sul, onde foi recolhido um pen-drive e outros objetos.

Quem é o autor

Leia também

Relógio, explosivos e extintor: o que foi achado junto ao corpo de autor de explosões em Brasília

Continua depois da publicidade

Polícia encontra bombas em casa alugada por autor de explosões em Brasília