Um registro raro de um Peixe-Lua foi feito na localidade de Morro dos Conventos, em Araranguá, município do Extremo Sul de Santa Catarina. As imagens foram capturadas por João Paulo Piazza, morador da região, nessa segunda-feira (10).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— Eu estava navegando quando vi uma barbatana bem próxima de mim. Até achei que era um filhote de tubarão. Quando mais perto, achei que era uma tartaruga, porque não tinha cauda. Mas depois eu vi outra barbatana, daí ficou muito estranho, porque eu nunca tinha visto algo assim — conta o morador.
Ao encaminhar as imagens a um amigo, ele confirmou que se tratava, na verdade, de um Peixe-Lua, cujo nome científico é Mola mola. Segundo o biólogo e especialista em peixes, Caio Feltrin, o animal não é considerado raro na região, mas os registros dele são.
Características
O Peixe-Lua é uma espécie de grande porte, por isso, tem o título de peixe ósseo mais pesado do mundo. De acordo com o especialista, pode atingir quase três toneladas e medir até três metros.
Continua depois da publicidade
O animal aparece em uma grande área de distribuição, que abrange praticamente todos os oceanos, com exceções nos polos. Além disso, costuma migrar para águas mais quentes, conforme as estações do ano.
— Ocupa desde ambientes de superfície até profundidades atingindo 500 metros. No Sul do Brasil, são raros os encontros, com poucos registros documentados. Este registro próximo à foz do rio Araranguá engrandece o conhecimento da espécie em Santa Catarina — destaca Feltrin.
Veja o vídeo
Leia mais
Fotos antigas revelam como era o Farol de Santa Marta no século passado
Saiba quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna sem agendamento
FOTOS: Casas de pedra mantêm viva a história da imigração italiana no Sul de SC