Uma mulher de 90 anos deixou nesta segunda-feira (15) o Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, após duas semanas internada com a Covid-19. Sob aplausos e com um cartaz bem-humorado, dona Olga Nasato Tamanini foi embora da unidade de saúde comemorando a rápida recuperação contra o novo coronavírus (veja o vídeo abaixo).
Continua depois da publicidade
Ela deu entrada no Beatriz Ramos com dificuldades respiratórias, foi diagnosticada com a doença, mas não precisou ser entubada. A administradora do hospital, Adriane Ferrari, contou ao Santa que a equipe médica cogitou a transferência dela para outra unidade — como o Oase, em Timbó, ou até o Santa Isabel, em Blumenau —, porém a família optou por mantê-la em Indaial.
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
— Quando você vê a recuperação de um idoso, que está no grupo de risco, a sensação é de muita emoção. Vemos que é possível contribuir para que as pessoas fiquem bem. Claro que a gente teme pelo pior e a família ficou muito apreensiva, mas graças a Deus ela foi melhorando no dia a dia até poder ir embora — comemora Adriane.
O cartaz que dona Olga segurava dizia “eu venci a Covid aos 90 anos, cramenta!”. A expressão, muito utilizada por imigrantes italianos na região do Médio Vale do Itajaí, é uma contração de “sacramento” e está relacionada à surpresa. Para o caso dessa senhora, significa uma vida nova, mesmo em meio à melhor idade.
Continua depois da publicidade
Recuperados em SC
Conforme levantamento divulgado pelo governo de Santa Catarina nesta terça-feira (16), o Estado tem 11.833 pessoas recuperadas do novo coronavírus. Os dados apontam que Blumenau soma 734 pessoas curadas da Covid-19 e Indaial, onde estava dona Olga, 72.
Agora, 73.
Dona Olga deixa o Hospital Beatriz Ramos
Veja o vídeo