Uma raposa, também conhecida como graxaim-do-mato, fez uma visita surpresa aos policiais do Posto 10 da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), em Painel, na Serra catarinense. A aparição foi registrada por uma policial que trabalhava no local, no começo da noite desta quarta-feira (14).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo a PMRv, o animal está frequentemente no posto rodoviário. Por ser comum no Estado, ele pode ser visto mesmo em locais com fluxo de pessoas, ou próximo de estradas, como foi o caso. Por isso, muitas vezes acabam vítimas de atropelamentos, conforme explica o biólogo do grupo de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Chapecó, o sargento Simão Innocente.

O graxaim-do-mato é um dos canídeos (família de animais que inclui cães, lobos e raposas, por exemplo) mais comuns no Estado, e não estão sob perigo de extinção. De acordo com o sargento Simão, eles têm hábitos noturnos e são considerados bons dispersores de sementes, já que têm uma dieta variada, com frutas e até outros animais.

O biólogo explica que eles não são agressivos com seres humanos, pelo contrário: costumam se afastar na presença de pessoas. No entanto, é preciso ter cuidado, pois quando estão com filhotes, podem se tornar violentos para se defender.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo da visita

Leia também

Vítimas de acidente aéreo em SP foram identificadas de três formas diferentes; entenda

Menino de nove anos sofre queimaduras graves ao tentar reproduzir brincadeira do TikTok