Uma câmera flagrou o fenômeno conhecido como “sprites vermelhos” ou “raios vermelhos” que coloriu e iluminou o céu de Monte Castelo, no Norte catarinense. No vídeo, é possível ver rápidos clarões de cor vermelha piscando sob a cidade em diferentes formatos.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O flagra foi feito no dia 13 de janeiro, às 20h26m. Segundo o astrônomo Jocimar Justino, dono da câmera, trata-se de tipos de descargas elétricas que acontecem acima das nuvens, e, geralmente, possuem a cor avermelhada ou verde, e ocorrem a uma altura de 50 a 90 quilômetros acima da superfície da Terra.

— Sabe-se que eles ocorrem sobre nuvens de tempestade. Não é algo muito comum de se ver e registrar em partes por causa de sua curta duração. Duram apenas alguns milissegundos — explica.

— É bem curioso, porque eles se parecem com fadas, polvos, águas-vivas. Antigamente até achavam que fossem espíritos — disse o astrônomo.

Continua depois da publicidade

Ao G1, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) explicou que os “sprites vermelhos” ocorrem acima de nuvens de tempestade e são gerados por intensas cargas elétricas que partem do topo das nuvens e vão até o limite da mesosfera, a cerca de 95 quilômetros de altitude.

Em determinado momento, essa descarga elétrica gera um flash de plasma que, por alguns milissegundos, torna-se iluminado, com diversos formatos.

Veja o vídeo do fenômeno dos raios vermelhos

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Homem que tentou matar ex no Dia da Mulher em Joinville é condenado em 1° júri do ano

Trabalhadores encontram corpo de mulher dentro de parque em Itapoá e caso é investigado

Suspeito de estuprar e manter menina de 11 anos em cárcere privado é preso em Joinville