Vanda Maria da Cunha Martins é católica devota desde criança. Moradora de Florianópolis, ela viralizou nas redes sociais ao mostrar um terço confeccionado com as 62 pedras retiradas da própria vesícula. O objeto religioso foi feito com um ourives e acompanha a idosa de 90 anos há mais de 25 anos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A ideia veio em conjunto com uma amiga da idosa, que a acompanhou no hospital para a cirurgia de retirada das pedras e a trouxe de volta para casa. As pedras também vieram.
Em casa, elas resolveram lavar as pedrinhas e contar quantas haviam sido retiradas. Juntas, elas perceberam que eram 62, suficiente para um terço. As pedrinhas nem foram lapidadas: depois de lavadas, foram levadas a um ourives, que criou o terço.
Descobrir a existência destas pedrinhas, no entanto, foi um susto. Vanda havia acabado de chegar de uma viagem e, após o almoço, passou a sentir um mal-estar. Foi duas vezes no médico, mas apenas na terceira recebeu o diagnóstico.
Continua depois da publicidade
Fazer o terço foi uma coincidência, lapidada na fé católica que a catarinense carrega desde crianças.
— Como minha avó sempre teve o hábito de rezar o terço, o número de pedras ser o número exato de contas de um terço foi visto como uma graça muito grande concedida a ela — conta a neta dela, Leticia Cunha Martins da Silva.
A fé é tanta que, antes da cirurgia, mesmo sem um terço em mãos, estava rezando, contando o terço nos dedos.
— Ela é uma figura bastante conhecida e querida entre a comunidade católica do bairro, sempre se faz presente em todos os eventos e participa de diversos grupos da igreja. Desde a infância ela frequenta a igreja, inclusive já foi professora de catequese — conta a neta.
Continua depois da publicidade
O vídeo onde Vanda mostra o item já tem mais de 3 milhões de visualizações no TikTok.
Veja o vídeo que viralizou
@leticiamxrtins o lore da minha vó é incomparável
♬ original sound – Leticia
O que é um terço
O objeto feito pela idosa é um dos símbolos do catolicismo. Segundo a Arquidiocese de Florianópolis, o terço é uma parte de um rosário, que completo tem 59 contas (ou “pedras”, no caso da dona Vanda). O rosário é composto por cinco conjuntos de dez contas, chamadas de dezenas, que são separadas por uma maior. Além disso, há um conjunto de 5 contas no início, representando as orações introdutórias.
Se reza um rosário meditando sobre os 20 mistérios (episódios mais significativos da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria), separados em quatro grupos: Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos.
A oração segue a seguinte estrutura:
- No início: Sinal da Cruz, Creio em Deus Pai, Pai-Nosso e três Ave-Marias.
- Em cada dezena: um Pai-Nosso (na conta maior) e dez Ave-Marias (nas contas menores), seguido de um Glória ao Pai. Ao final de cada dezena, pode-se adicionar a oração de Fátima.
- No final: Salve-Rainha.
No terço, são cinco mistérios, uma parte do rosário. Rezar o terço significa rezar cinco mistérios de um dos grupos.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a Arquidiocese de Florianópolis, não existe uma regra fixa sobre a frequência, mas muitos católicos têm o hábito de rezar diariamente. A recomendação tradicional é que o rosário seja rezado como uma devoção pessoal ou comunitária frequente.
Leia também
Conheça a história de Eglê Malheiros, roteirista do primeiro longa-metragem filmado em SC