A queda de um raio na manhã desta quinta-feira (10) causou um apagão na região Sul da cidade e deixou o Hospital São José no escuro em Joinville. O fato aconteceu por volta das 8h15min e, conforme informações da Celesc, mais de 4,5 mil unidades consumidoras ficaram sem luz.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O raio atingiu um transformador entre as ruas São Paulo e Procópio Gomes. Segundo relato de pacientes, a energia demorou cerca de uma hora para ser restabelecida na unidade de saúde. Apesar do problema, por nota, a prefeitura afirmou que o hospital possui um gerador de energia para manutenção dos serviços de urgência e emergência, internação e cirurgias, que continuaram ocorrendo normalmente.
Um vídeo (abaixo) gravado por um dos pacientes mostra as pessoas aguardando por atendimento no escuro. O governo municipal explicou, no entanto, que o local que aparece na filmagem se trata do setor ambulatório, onde são realizadas as consultas de acompanhamento e, portanto, os casos não são de urgência e emergência.
No momento do apagão, cerca de 180 pacientes estavam agendados e aproximadamente 10% deles optou por não aguardar até que a energia fosse restabelecida. Esses foram orientados a procurar a recepção para reagendar o atendimento e, em casos em que há vagas para as próximas duas semanas, o reagendamento foi feito. Já para os casos em que a agenda está lotada, os pacientes devem retornar no dia 15, para remarcar a consulta. Os demais pacientes foram atendidos pela equipe médica que continua os atendimentos até o meio-dia, informou a prefeitura.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com o governo municipal, neste momento, ainda há 25 unidades consumidoras sem energia, na região da Rua Inácio Bastos. Equipes trabalham no local para resolver a situação.
“Não houve prejuízo aos pacientes internados e que passavam por procedimentos de urgência. No caso do ambulatório, as consultas foram retomadas pela ainda pela manhã, quando a luz voltou. Ainda no ambulatório, a equipe técnica trabalha para restabelecer o sistema de internet em cerca de 50% do setor, mas os atendimentos seguem realizados”, termina a nota.
Assista ao vídeo
Leia também
Onde vão ficar os 17 novos radares de trânsito em Joinville
Projeto que quer multar motoqueiros barulhentos gera polêmica na Câmara de Joinville