Época de volta às aulas é também de adaptação a uma nova rotina. Para os pequenos, até o quinto ano do ensino fundamental, acostumar-se à escola pode ser um processo mais demorado, ainda mais se ela for uma instituição nova. Quem ajuda a entender melhor esse período de mudança é a psicopedagoga Lorena Nolasco, diretora de um centro de ensino particular em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo com as orientações da psicopedagoga
Antes de tudo, os pais devem entender que este é um período para se fazer presente. Saber quem são os professores do filho, conhecer a equipe da escola e comparecer na primeira reunião de pais no colégio são atitudes recomendadas.
– Depois as mídias sociais têm sido bastante usadas para comunicação entre pais e escola, que já foi uma relação mais conflituosa. E os pais podem manter contato por meio delas – ressalta a educadora.
Continua depois da publicidade
O período de adaptação costuma durar uma semana. Depois disso, Lorena diz que os pais devem ficar atentos ao filho e procurar saber na escola o que está acontecendo. Uma conversa aberta com a equipe pedagógica do colégio pode ajudar os responsáveis a descobrir o que acontece com a criança.
– Às vezes a proposta pedagógica daquela escola não cabe dentro da organização da família, daí o mais indicado é a mudança. A equipe da escola precisa dar esse retorno aos pais – recomenda.
E como o período de volta às aulas ainda é uma fase para se adaptar, a primeira semana costuma ser mais tranquila, sem exigências de tarefas escolares. Mas, os dias mais livres param por aí. Lorena diz que logo as obrigações aparecem e os pais, mais uma vez, precisam se fazer presentes.
Continua depois da publicidade