Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile, perto da fronteira com Bolívia e Argentina, na noite desta quinta-feira (18). No mesmo horário, brasileiros relataram que sentiram o tremor, principalmente em São Paulo. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O sismo ocorreu por volta das 22h50, a 126 km de profundidade e a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, que fica a 1.630 km da capital Santiago, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De acordo com o presidente chileno, “não há informações de danos ou de pessoas feridas”.

Nas redes sociais, brasileiros relataram terem sentido o imóvel tremer e publicaram vídeos de plantas e de objetos balançando. Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, “a cidade de São Paulo está localizada sobre uma bacia sedimentar que possui a característica de amplificar ondas sísmicas”.

“Não é tão raro que sismos ocorridos nos Andes sejam sentidos em São Paulo, principalmente em bairros mais altos e também por moradores de prédios. Isso já ocorreu outras vezes no passado”, informou o instituto. “Apesar da sensação estranha sentida pelas pessoas, as chances de danos estruturais causados por um tremor tão distante são bastante pequenas”.

Continua depois da publicidade

Veja os registros de tremores no Brasil

Leia também

Apagão cibernético afeta voos, bancos e telecomunicações em vários países

Continua depois da publicidade

Governo federal congela R$ 15 bilhões no orçamento de 2024