Um posto de saúde do bairro Aventureiro, na zona Leste de Joinville, registrou uma fila quilométrica e horas de espera por atendimento na manhã desta sexta-feira (1°). Segundo o morador José Carlos, a situação se repete todo dia 1° de cada mês, quando os agendamentos de consultas médicas são liberados à comunidade.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

PM flagra homem esfaqueando esposa e filho foge com gritos de desespero da mãe em SC

Cleusa Firmo, entrevistada pela reportagem da CBN Joinville na Unidade de Saúde Básica Aventureiro II, diz que chegou às 7h e o objetivo era apenas mostrar o retorno dos exames para a médica, no entanto, até às 11h, ainda não havia sido chamada. Senhas estavam sendo distribuídas pela equipe da unidade de saúde por ordem de chegada, e as fichas começaram a ser distribuídas na casa dos 300, por volta das 6h.

— Eu sou a senha 503. Tem uma mulher lá dentro com 84 anos, que ainda está esperando. É um absurdo o que estão fazendo — reclama Cleusa.

Continua depois da publicidade

A mulher ainda diz que não havia distribuição de senhas preferenciais. Por volta das 10h, quando a equipe da NSC TV esteve no local, ainda havia centenas de pessoas aguardando do lado de fora da unidade. Há relatos de pacientes que chegaram às 4h e ainda não haviam sido atendidos.

A maioria buscava, além de retorno médico, consultas com dentistas e outros atendimentos pontuais, como é o caso de Maria Luiza, que foi ao posto com um problema na coluna.

— Estou com a minha mãe aqui, que está com bebê no colo neste sol quente — diz a jovem, que segurava a senha 502. A mulher acredita que não seria atendida mais hoje.

O que diz a prefeitura

Ao contrário do que alega um dos entrevistados, a Prefeitura de Joinville diz que o que foi repassado para a comunidade é que a agenda de consultas seria aberta a partir desta sexta-feira e destacou que a liberação de vagas acontece semanalmente.

Continua depois da publicidade

Com relação às filas e demora para atendimento, justifica que, nesta manhã, a unidade registrou procura para agendamento de consultas médicas e odontológicas “acima do volume médio habitual” e que a gestão orientou a população.

Ainda conforme a prefeitura, atualmente, a UBSF Aventureiro II conta com quatro equipes de saúde da família e há previsão de aumentar para cinco o número de times ainda em outubro deste ano. Com a nova equipe, serão aproximadamente 380 novas vagas a mais por mês para consultas médicas a partir de outubro. Estas vagas, conforme a secretaria de Saúde, já estão com o agendamento aberto.

“Vale destacar que agendamento de consultas na UBSF pode ser feito em qualquer dia e horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, não sendo necessário comparecer em data ou horário específico. A liberação de vagas de agendamentos ocorre semanalmente. Para evitar situações como a ocorrida nesta sexta-feira, a unidade passará a abrir também vagas para pacientes que já fazem acompanhamento na agenda de cada médico em períodos específicos. Estas agendas de cada médico serão informadas pelas equipes de saude da familia à população”, destaca a prefeitura por nota.

Assista ao vídeo

Leia também

Padrasto preso por estuprar menina “seguiu” família até SC e irmão presenciava abusos

Continua depois da publicidade

Rio Negrinho decreta “estado de perigo público” e faz intervenção em hospital com ajuda da PM

FOTOS: Por que prédio histórico de prefeitura de SC está fechado e corre risco de demolição