A agitação do mar nesta segunda-feira (1º) no Morro das Pedras, em Florianópolis, fez com que guarda-vidas do local precisassem amarrar a estrutura física para que a água não levasse o posto embora. As ondas na Grande Florianópolis atingiram picos de até três metros devido ao vento forte que vem do Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo o Corpo de Bombeiros de Florianópolis, responsável pelo monitoramento na praia, as fortes ondas desta segunda estavam ameaçando tombar o posto e, por isso, foi necessário amarrar a estrutura. O posto de guarda-vidas no Morro das Pedras está desativado durante o inverno.

FOTOS: Urupema registra menor temperatura do ano do Brasil e frio transforma paisagem

Veja vídeo das ondas gigantes no Morro das Pedras

Ciclone em alto mar e massa de ar frio causam ondas gigantes

Segundo a Defesa Civil, a diferença de pressão atmosférica causada por um ciclone em alto mar (baixa pressão) e o avanço da massa de ar frio no continente (alta pressão) favorecem os fortes ventos que deixam o mar agitado em todo o litoral catarinense, principalmente entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis.

O alerta para agitação marítima se mantém até as 15h desta segunda-feira (1º). Pela manhã, quando essa condição estava mais forte, as ondas na Grande Florianópolis atingiram picos de três metros. No Litoral Sul, o pico poderia ser de 4,5 metros.

O risco é alto para ocorrências relacionadas a atividades de pesca, navegação e realização de esportes náuticos. A orientação é não entrar no mar para nenhuma destas atividades, e evitar caminhar na orla pelo risco de ressaca.

Leia também

Florianópolis registra menor temperatura do ano e termômetros ficam próximos de 2°C

SC amanhece “congelante” e mais de 30 cidades registram temperaturas abaixo de zero