Um motorista que transportava um porco e um cabrito amarrados na traseira de uma caminhonete foi flagrado nessa quarta-feira (24) na Rodovia Raposo Tavares, altura do km 26, no município de Cotia, na Grande São Paulo. O vídeo do flagra foi compartilhado nas redes sociais. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Nas imagens é possível ver que o porco está amarrado com cordas, e se debate na tentativa de fugir. O sacode do animal faz o carro balançar. Já o cabrito, está abaixo dele.

Questionado sobre o caso, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo informou que não teve registros no trecho informado pelo g1.

Assista ao flagrante


Quais as regras para transportar animais

Com exceção dos domésticos, como cães e gatos, os animais devem ser transportados em veículo de transporte de animais vivos (VTAV) segundo a Resolução n° 791, de 2020. O veículo usado deve conter “equipamento de contenção de carga fixo, reboque ou semirreboque construído ou adaptado, mantido e licenciado para o transporte de carga viva, excetuando-se os animais de companhia”.

Continua depois da publicidade

O texto estabelece uma série de normas sobre o “transporte de animais de produção, de interesse econômico, de esporte, de lazer ou de exposição”.

O episódio registrado na Rodovia Raposo Tavares descumpre algumas regras:

  • ser construído ou adaptado e mantido de forma a evitar sofrimento desnecessário e ferimentos, bem como para minimizar agitação dos animais, a fim de garantir a manutenção da vida e o bem-estar animal;
  • ser resistente e compatível com o peso e o movimento dos animais transportados;
  • indicar de forma visível na parte traseira da carroceria do veículo um número de telefone de emergência;
  • dispor de meios de proteção para minimizar os efeitos de temperaturas extremas;
  • possuir laterais e teto que protejam contra a fuga, a queda e a exposição de partes do corpo dos animais transportados para fora do veículo.

Leia também

Coletor de lixo agride cachorro durante trabalho em SC e prefeitura cita ato “covarde”

Médico morre após colisão envolvendo dois carros e três caminhões na BR-282, em SC